FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Um em cada dois portugueses precisa de consultar um especialista da visão

Em Portugal, uma em cada duas pessoas tem necessidade de recorrer a um especialista da visão para correção de pelo menos uma potencial anomalia visual. A conclusão resulta de um total de 60 mil rastreios realizados pela Essilor, entre 2016 e 2018, a portugueses de todas as idades, profissões e regiões do país. Outro valor surpreendente indica que uma em cada quatro crianças tem algum problema visual não corrigido. Estes e outros dados foram divulgados no âmbito do Dia Mundial da Visão, que se assinalou ontem, dia 11 de outubro.

 

Com base na informação dos rastreios, que avaliam qualitativamente eventuais deficiências visuais, conclui-se que um milhão de portugueses sofre de visão mal corrigida ou mesmo não corrigida por desconhecimento ou carência financeira.

Os problemas de saúde visual não corrigidos podem ser causa de acidentes de viação, de trabalho e domésticos, condicionando seriamente o sucesso escolar e gerindo dificuldades na socialização e adaptação dos indivíduos.

Como exemplo das consequências da não correção de problemas de saúde visual, estudos internacionais do Vision Impact Institute revelam que 60% dos acidentes de viação em todo o mundo podem ser causados por má visão: anomalia refrativa ou encandeamento.

Ao mesmo tempo, 23% dos condutores, alguns deles mesmo sabendo que veem mal, não usam óculos adequados. Se analisarmos os acidentes de viação no país, em 2016 morreram 416 pessoas nas estradas, em 127 mil acidentes, que causaram ainda milhares de feridos.

Relativamente ao ensino, os rastreios mostram que praticamente uma em cada quatro crianças em idade escolar tem alguma anomalia visual, corrigível uma vez diagnosticada. Sabemos também que muitas vezes esta é uma causa preponderante de dificuldade na aprendizagem e de insucesso escolar.

Mediante esta perspetiva, os problemas de visão constituem uma causa de Saúde Pública, que devem mobilizar a sociedade mediante os objetivos de diagnosticar atempadamente possíveis ametropias, prevenir possíveis causas de problemas do foro visual e corrigir adequadamente a visão.

 

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview