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Bem-Estar
Coaching nutricional, um método que vem ajudar na perda de peso
sexta-feira, 26 outubro 2018 12:38
Qual a importância do acompanhamento emocional durante a perda de peso? Neste artigo, a responsável pelo Departamento de Coaching da PronoKal, Pilar Morales, dá a conhecer de que forma o coaching nutricional ajuda as pessoas a alcançarem os seus objetivos.

 

O coaching pode ser utilizado nas mais diversas áreas, entre elas a alimentação. Por esta ser uma faceta tão importante da nossa vida, com fortes impactos tanto a nível da saúde como emocionais, a aplicação desta metodologia para alcançar uma relação mais equilibrada, saudável e feliz com a comida foi o caminho natural a tomar.

 

Qual é a maior vantagem do coaching nutricional?

 

Pilar Morales | Através da utilização de conhecimentos e técnicas do coaching nutricional, é possível não só trabalhar os aspetos relacionados com a saúde e a alimentação, como também aspetos emocionais, capacitando os pacientes para mudanças de pensamento e comportamento positivas face à sua alimentação.

 

Para muitos, os alimentos adquirem significados emocionais, estando mesmo relacionados com os diferentes estados emotivos. Esta relação leva as pessoas a comer mais e pior em situações de maior stress ou tristeza, por exemplo. Para contrariar estes hábitos, é necessário auxiliar as pessoas na compreensão de uma relação saudável e tranquila com a comida.

 

O primeiro passo é perceber que todas as pessoas são diferentes, tendo por isso necessidades igualmente diferentes. Após um processo essencial de autoconhecimento, o Coach nutricional ajuda e apoia os pacientes na reeducação dos seus hábitos alimentares, auxiliando-os na construção de um plano alimentar saudável e adequado.

 

Para além disso, e talvez a parte mais importante de todo o processo, é conseguir que as pessoas passem a encarar estas mudanças como algo de positivo, benéfico e natural. É necessário desenvolver uma nova atitude perante o ato de comer, mais consciente, que permitirá eliminar os comportamentos sabotadores que tantas vezes temos para connosco.

 

Pode indicar-nos alguns pequenos hábitos saudáveis a adotar que façam a diferença?

 

Pilar Morales | Primeiro, e como já referi, nós somos todos diferentes e devemos ter isso em atenção na hora de procurarmos ser mais saudáveis, pois o que resultou e é benéfico para uma pessoa pode não o ser para outra. No entanto, existem hábitos que todos podemos adotar e que farão a diferença na nossa alimentação, como, por exemplo, o planeamento das refeições semanais.

 

Este pequeno hábito, indicado principalmente para quem tem pouco tempo, é uma ferramenta excelente para combater aqueles momentos em que, devido à preguiça, optamos por refeições rápidas de última hora, muito pouco nutritivas.Outro hábito que é importante e amplamente falado é a prática de exercício físico. No entanto, esta não será benéfica se não gostar dela, acabando por se tornar simplesmente uma obrigação devido à falta de motivação. Desta forma, aconselho que escolha algo de que gosta realmente. Se for dançar, dance, se for apenas caminhar, então aposte numas longas caminhadas ao final do dia.

 

Pode dar-nos uma lista de algumas dicas a pôr em prática?

 

1. Crie várias metas atingíveis – crie metas diárias ou semanais, que a permitam chegar ao seu objetivo último. Ao fazê-lo, sentir-se-á mais motivada.

 

2. Respeite o seu corpo – coma quando tem fome. Para tal, é importante aprender a distinguir a fome real da vontade de comer por motivos emocionais, sendo essencial tentar compreender quais os momentos em que esta aparece.

 

3. Oiça o seu corpo - É igualmente importante perceber o que o nosso corpo está a pedir e precisar: se tiver vontade de comer um doce, talvez esteja a precisar de ingerir açúcar e, nesse caso, a melhor opção será optar por uma peça de fruta.

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