FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Período fértil: o que é e como calcular?
sexta-feira, 21 dezembro 2018 13:01
Nem todas as mulheres sabem reconhecer os sinais que identificam, todos os meses, o intervalo em que podem ficar grávidas. Sandra Alves, ginecologista e obstetra do Hospital de Cascais, ajuda-as a conhecerem melhor o que se passa no seu corpo.

 

O que é o período fértil?

 

É o período em cada ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar. A ovulação costuma acontecer 14 dias antes do início da menstruação seguinte. O óvulo, uma vez libertado, tem uma sobrevida de 24 horas, durante a qual pode ocorrer a fertilização pelo espermatozoide. Os espermatozoides, por sua vez, conseguem manter uma capacidade fertilizante durante 48 a 72 horas, no interior do útero e das trompas da mulher.

 

Isto significa que o óvulo pode ser fecundado sem que haja relações sexuais no dia da ovulação — podem ter ocorrido antes e os espermatozoides ainda estão ativos no momento da ovulação.

 

Assim, considera-se que o período fértil vai desde três dias antes até três dias depois da data provável da ovulação, explica Sandra Alves, ginecologista e obstetra do Hospital de Cascais.

 

Como calculá-lo?

 

O dia provável da ovulação calcula-se subtraindo 14 dias à duração do ciclo menstrual.

 

Assim, se uma mulher tiver ciclos de 29 dias (contados desde o 1.º dia da menstruação, até ao início da menstruação seguinte), a data provável da ovulação será: 29-14=15.

 

Significa que deverá ovular ao 15.º dia do ciclo (15 dias a contar do 1.º dia da menstruação), sendo o seu período fértil entre o 12.º e o 18.º dia do ciclo.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview