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Bem-Estar
Aposte numa alimentação saudável e entre em 2019 com energia
quarta-feira, 02 janeiro 2019 11:18
Para começar o ano da melhor maneira, a especialista em cozinha e nutrição da Pronokal Group, Graciela Moreira, dá-lhe a conhecer os alimentos que ajudam a dar um boost na energia e no seu dia-a-dia, com base numa alimentação saudável e equilibrada. Tomar sempre um bom pequeno-almoço, entre as 300 e 500 calorias, constituído por nutrientes e proteínas irá traduzir-se numa diferença significativa no quotidiano.

 

Os cinco alimentos nutritivos para um bom pequeno-almoço:

 

A aveia, o iogurte, as frutas… são alguns dos alimentos que não podem faltar nas escolhas do pequeno-almoço porque, além de serem ricos em fibra, ácidos gordos essenciais e açúcares completos, são também uma ótima fonte de energia para ajudar a enfrentar o dia-a-dia. A especialista revela quais os cinco alimentos indispensáveis:

 

1) Aveia: um cereal rico em açúcares complexos, o que significa que fornece a energia necessária para começar o dia. A aveia aprovisiona também fibra, que ajuda a diminuir o colesterol. Por exemplo, pode adicioná-la ao iogurte, ao leite ou aos batidos de fruta.

 

2) Iogurte: rico em probióticos – microrganismos benéficos para a saúde, que ajudam a prevenir algumas doenças e produzem antibióticos naturais que podem combater infeções. Os iogurtes não pasteurizados melhoram a digestão e aumentam as defesas imunitárias do organismo. Ricos em minerais e cálcio, são essenciais no desenvolvimento dos ossos.

 

3) Ovos: dão energia e ajudam a manter a concentração. Recomenda-se que os consuma cozidos, escalfados, mas nunca fritos.

 

4) Fruta: é uma fonte de energia que é absorvida rapidamente pelo organismo. A banana, por exemplo, é constituída por um elevado teor de potássio, importante para a prática de desporto, uma vez que previne as cãibras musculares e lesões.

 

5) Frutos secos: alimentos que fornecem muita energia, uma vez que contêm ácidos essenciais e fibras. No entanto, o seu consumo deve ser moderado – recomenda-se seis por dia. Nozes, cajus amêndoas, avelãs ou amendoins, são frutos são algumas das opções que pode incluir no seu menu.

 

Para manter a energia constante durante o dia, evite passar muitas horas sem comer, é importante fazer muitas refeições, com pouca quantidade de cada vez, assim está a proporcionar ao organismo uma fonte regular de energia.

 

Complemente o pequeno-almoço com:

 

• Chá

 

• Duas fatias de pão escuro torrado com azeite, tomate e fiambre

 

• Um kiwi

 

• Leite com aveia

 

• Iogurte

 

• Uma banana

 

• Seis nozes

 

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