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Bem-Estar
Dietas ricas em fibra contribuem para uma vida mais saudável, revelam os especialistas
terça-feira, 15 janeiro 2019 12:00
Para os interessados em melhorar o estilo de vida, o mais recente publicado na revista The Lancet e citado pela Reuters, revela que ingerir 25g a 29g de fibra por dia, é o ideal para seguir o caminho da vida saudável.

 

As pessoas que consomem muitos alimentos ricos em fibras e grãos integrais têm menor risco de ter doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crónicas, revela um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Para cada aumento de 8 gramas de fibra consumida por dia, o total de mortes e incidências de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e cancro do intestino caiu de 5% a 27%, segundo o estudo. A proteção contra acidentes vasculares cerebrais (AVC) e cancro da mama também aumentaram.

 

Os dados também sugeriram que a maior ingestão de fibra dietética poderia oferecer uma proteção ainda maior.

 

“Estas descobertas fornecem evidências convincentes de que as orientações nutricionais se concentram no aumento da fibra alimentar e na substituição de grãos refinados por grãos integrais. Isso reduz o risco de incidência e mortalidade de uma ampla gama de doenças importantes”, declara Jim Mann, professor da Universidade de Otago, Nova Zelândia, que co-liderou a pesquisa.

 

Segundo o estudo, a maioria das pessoas no mundo atualmente consome menos de 20g de fibra alimentar por dia. Na Grã-Bretanha, em 2015, um comité consultivo sobre nutrição recomendou um aumento na ingestão de fibra dietética para 30g por dia, mas apenas 9% dos adultos britânicos conseguiram atingir essa meta. Nos EUA, a ingestão de fibras entre adultos é em média de 15g por dia.

 

Mann disse que os benefícios para a saúde da fibra alimentar – contida em alimentos como grãos integrais, legumes, verduras e frutas – justificam-se pela sua química, propriedades físicas, fisiologia e os efeitos no metabolismo.

 

“Os alimentos integrais ricos em fibras que exigem a mastigação e retêm grande parte de sua estrutura no intestino aumentam a saciedade e ajudam no controlo do peso”, informa ainda o investigador.

 

Fonte: Reuters

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