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Bem-Estar
Quinze minutos de exercício físico podem ajudar a combater a depressão, revela estudo
quinta-feira, 21 fevereiro 2019 09:19
A atividade física pode ajudar a prevenir a depressão e bastam 15 minutos diários para ajudar à Saúde Mental, revela um estudo do Massachusetts General Hospital (MGH). E não é preciso ser exercício intensivo, pode ser jogging, caminhada ou até jardinagem.

 

Esta não é a primeira vez que uma investigação mostra que a prática de exercício físico tem efeitos positivos no bem-estar psicológico, reveleando que as pessoas fisicamente ativas tendem a ser mais felizes e menos propensas à ansiedade e à depressão grave.

No entanto, estes estudos não respondem a uma questão fundamental: a atividade física reduz o risco de depressão ou a depressão leva à redução da atividade física?

 

A nova investigação, publicada pela revista académica JAMA Psychiatry,utilizou variantes genéticas para estudar os efeitos de um fator não genético. Conclusão: a atividade física pode ser uma estratégia bastante eficaz no combate à depressão.

 

Neste estudo participaram centenas de milhares de pessoas e foi usado um tipo de análise estatística. Os investigadores pediam às pessoas que fizessem exercício e monitorizavam os resultados para demonstrar se havia causalidade

 

Através da estatística descobriram que a quantidade ideal de exercício para prevenir a depressão será de cerca de 15 minutos por dia de corrida ou outro exercício extenuante. Atividades menos exigentes, como andar depressa ou o trabalho doméstico, também ajudam a proteger contra a depressão, mas é preciso cerca de uma hora por dia para que tenham efeito.

 

Fonte: Público

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