FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Kaspersky Lab ajuda a proteger tecnologia biónica para pessoas com deficiência
segunda-feira, 04 março 2019 10:47
Os investigadores da Kaspersky Lab ICS CERT, em parceria com a Motorica, realizaram uma avaliação de segurança cibernética de uma solução de software de teste para uma mão protésica, desenvolvida pela startup russa. Esta solução é um sistema remoto de cloud, uma interface para monotizar o status de todos os dispositivos biomecânicos registados. A solução oferece a outros investigadores um conjunto de ferramentas para analisar as condições técnicas de dispositivos como cadeiras de rodas inteligentes e mãos e pés artificiais.

 

A investigação inicial identificou vários problemas de segurança como a conexão http insegura, operações de conta incorretas e validação de entrada insuficiente. Quando em uso, a mão protética transmite dados para o sistema cloud. Devido às falhas de segurança, um hacker poderia:

- Ter acesso a informações mantidas na cloud sobre todas as contas conectadas (incluindo logins e passwords em texto simples para todos os dispositivos protéticos e respetivos administradores);

- Manipular, adicionar ou excluir tais informações;
- Adicionar ou excluir os seus próprios utilizadores regulares e privilegiados (com direitos de administrador).
 

“A Motorica é uma empresa de alta tecnologia, confiável e socialmente responsável, focada em resolver os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física. Num momento em que a empresa se prepara para uma fase de crescimento, queríamos garantir que todas as medidas de segurança estavam implementadas. Os resultados de nossa análise são um bom indicador de que a segurança precisa de ser incorporada nas novas tecnologias desde o início. Esperamos que outros players de dispositivos conectados avançados queiram colaborar com o setor de segurança para entender e resolver problemas de segurança de dispositivos e sistemas, tratando a segurança como uma parte integrante e essencial ao desenvolvimento de qualquer dispositivo”, afirma Vladimir Dashchenko, investigador de Segurança da Kaspersky Lab ICS CERT.

 

“As novas tecnologias trazem-nos para um novo mundo em termos de dispositivos de assistência biónicos. Agora, é de máxima importância para os criadores de tais tecnologias colaborarem com fornecedores de soluções de segurança cibernética. Isso vai permitir-nos fazer com que até mesmo casos teóricos de ataques ao corpo humano sejam impossíveis”, observou Ilya Chekh, CEO da Motorica.

 

O relatório completo da investigação pode ser conultado nesta ligação.

Scheme MWC 2019 cf9f7

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview