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Bem-Estar
Sumos de fruta 100% apresentam benefícios para a saúde, revelam estudos recentes
sexta-feira, 29 março 2019 10:18

A presença de açúcares naturais nos sumos de fruta 100% é, ainda, um tema que tem levantado algumas questões, nomeadamente no que diz respeito a doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade e a diabetes. No entanto, estudos recentes revelam que os mesmos apresentam efeitos positivos e/ou neutros em relação à obesidade, ao controlo glicémico e ao valor nutricional.

 

As novas investigações identificam efeitos neutros ou positivos do sumo de fruta 100% sobre o peso corporal. Recentemente, 78 pessoas obesas foram integradas num estudo randomizado, onde beberem 500 ml de sumo de laranja 100% ou de uma bebida de controlo diariamente durante 12 semanas, como parte de uma dieta com baixo consumo de energia. Ambos os grupos perderam quantidades semelhantes de peso, mas a ingestão de vitamina C e folato aumentou em 62% e 39% no grupo que bebeu sumo de laranja 100%. Foram observadas melhorias significativas no perfil de insulina e lipídico no grupo que consumiu sumo de laranja 100% em comparação com o grupo de controlo.

Noutro estudo randomizado cruzado, realizado na Alemanha, os resultados revelaram que beber sumo de laranja 100% à refeição levou a uma pequena diminuição na massa gorda média de 0,3 kg.

 

Diferenças entre os sumos de fruta 100% e as restantes bebidas açucaradas

Um novo estudo cruzado investigou os efeitos do sumo de laranja 100% e das bebidas açucaradas em diferentes parâmetros da saúde metabólica. O estudo revelou que beber sumo de laranja 100% diariamente leva a um melhor controlo glicémico, provavelmente devido ao seu índice glicémico surpreendentemente baixo em comparação com as bebidas açucaradas (50 para sumo de laranja e 63 para as bebidas açucaradas).

Os níveis de potássio sérico, que sustentam a pressão arterial normal, permaneceram os mesmos. Os níveis médios de ácido úrico no sangue diminuíram, sugerindo um menor risco de gota.

De acordo com Reinhold Carle, professor da Universidade de Hohenheim, “a nossa perceção destes resultados é que se devem ao complexo perfil nutricional do sumo de laranja 100%. Além de altos níveis de potássio e folato, o sumo de laranja tem um alto teor de vitamina C e é uma valiosa fonte de flavonóides como a hesperidina e narirutina”.

Para se melhor compreender como os sumos de fruta 100% e as bebidas açucaradas afetam o corpo humano, um conjunto de estudos comparou os sumos de fruta 100% com bebidas de controlo, normalmente adoçadas, observando o risco de diabetes tipo 2, lípidos no sangue ou ganho de peso. Uma meta-análise de quatro coortes de adultos descobriu que beber sumos de frutas com adição de açúcar está intimamente ligado a um aumento do risco de diabetes tipo 2, enquanto beber sumo de fruta 100%, que contém apenas açúcares naturais, não acarreta esse risco.

Por sua vez, uma outra investigação sugeriu que o sumo de laranja 100% pode estimular a transferência de colesterol livre para o colesterol da lipoproteína de alta densidade, o que ajuda a manter a saúde normal do coração.

De acordo com a lei europeia, é proibido que os sumos de fruta 100% contenham quaisquer açúcares adicionados. A perceção contrária levou a que os sumos de fruta 100% fossem categorizados no grupo das bebidas açucaradas.

Os estudos de Hohenheim têm realçado algumas descobertas importantes, nomeadamente que os sumos de fruta 100% são mais ricos em micronutrientes, contendo potássio, vitamina C e folato, flavanonas bioativas, como hesperidina e narirutina, que têm sido positivamente associadas aos efeitos na saúde metabólica.

 

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