FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Consulta especializada de cefaleias chega ao Hospital Particular do Algarve – Gambelas
terça-feira, 16 abril 2019 11:01
O Hospital Particular do Algarve – Gambelas, em Faro, começou a contar com a consulta especializada de cefaleias, desde o início deste mês de abril e a decorrer às segundas-feiras de manhã.

 

“Esta é a primeira consulta do género em toda a região do Algarve, cujo objetivo é diagnosticar de forma mais direcionada e personalizada os doentes com esta patologia neurológica, considerada a mais frequente de todas e, fornecer também novos tratamentos diferenciados a esta população de pacientes”, explica Leandro Valdemar, neurologista e neurofisiologista responsável por esta consulta.

 

Cefaleias é o nome técnico para designar dores de cabeça. A cefaleia é uma dor ou desconforto na região da cabeça incluindo face, com uma grande variabilidade quanto às suas caraterísticas: localização, tipo de dor, intensidade, frequência, duração e sintomas associados. Em consequência dessa variabilidade e, de acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleias, é possível categorizar e classificar mais de 300 tipos de cefaleias diferentes.

 

Segundo Leandro Valdemar, estima-se que cerca de 15% da população portuguesa possa ter enxaqueca e desta, cerca de 700 mil com enxaqueca grave, tratando-se por isso de uma doença altamente disfuncional e com elevadas repercussões económicas. Aliás, é considerada a 3.ª doença mais prevalente e a 7.ª mais incapacitante, no mundo.

 

A precisão do diagnóstico das cefaleias e enxaquecas é determinante para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, também nesta área, a nova consulta trará novidades. “Iremos disponibilizar tratamentos mais específicos e direcionados para as cefaleias mais particulares e, nestas podem ser opção o bloqueio de nervo occipital, aplicação de toxina botulínica ou o mais recente tratamento na profilaxia das enxaquecas: o injetável mensal de anticorpo monoclonal humano do recetor CGRP”, concluiu Leandro Valdemar.

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview