FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
“Adolescer é fácil, #só que não!” é o novo livro que promete ajudar a viver a adolescência
quinta-feira, 09 maio 2019 10:21

“Adolescer é fácil, #só que não!” é o título do mais recente livro de Catarina Furtado, publicado hoje, dia 9 de maio, pela Porto Editora. Como principal intuito, a obra procura ser uma inspiração para a maior geração de jovens de sempre, ajudando os adolescentes a viverem a fase mais transformadora da sua vida. A apresentação decorre no próximo dia 16 de maio, pelas 10h45, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, contando com a presença da escritora Isabel Alçada, da sexóloga Vânia Beliz e do humorista Diogo Faro.

 

Ilustrado por Rodrigo Mota, o artista Ligeiramente Canhoto, e com prefácio de Ricardo Araújo Pereira, “Adolescer é fácil, #só que não!” está dividido em cinco capítulos que ajudam a explorar os grandes temas da adolescência.

Em “Quem és tu?”, Catarina Furtado começa com tudo o que nos forma enquanto indivíduos. O crescimento, a morte e o luto, as famílias e as suas diferentes configurações e a individualidade de cada um dão o mote a este início de conversa. “Do que nos forma”, a autora passa para o que transforma e marca, quase inevitavelmente, todas as adolescências: o amor. Em “Ouve o teu coração” há partilha sobre a amizade, o poder dos amigos e o poder do amor, mas também sobre o lado negro destas relações: a violência no namoro e o bullying.

O terceiro e quarto capítulos direcionam o "olhar para dentro" com “O poder da tua mente” e “O teu corpo fala contigo”. Nestas páginas, a autora fala sobre o potencial de cada um e de como é importante arriscar, sonhar e ter autoconfiança. As transformações no corpo, a sexualidade e a saúde reprodutiva são também temáticas abordadas.

“O mundo à tua volta”, o último capítulo, explora os desafios da vivência em sociedade e desafia a sair do paradigma de "o que queres ser quando fores grande", evoluindo para "quem queres ser quando fores grande?", exortando os leitores a fazerem a diferença no mundo. O voluntariado, tão central para a autora, marca a sua presença neste capítulo.

É na passagem por estes cinco grandes capítulos, confrontando frequentemente a vivência de uma adolescência "portuguesa" com a que se vive nos quatro cantos do mundo, que se faz a viagem por este guia da adolescência. Acreditando no potencial transformador desta fase da vida, Catarina Furtado escreve para o coração dos mais jovens, convidando cada um a deixar uma marca inspiradora e positiva no mundo.

Capturar 1ef45

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview