FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Cinto da castidade no centro da conversa "Sexualidade e Mitos"
segunda-feira, 27 maio 2019 12:39
O Museu da Farmácia promove uma conversa sobre “Sexualidade e Mitos”, no próximo dia 30 de Maio, pelas 19h00. Para ilustrar a sessão, o Museu escolheu um cinto de castidade, associado normalmente à época medieval, à virgindade e ao recato sexual.

 

"Pouco ou nada nos leva a acreditar na real existência do cinto de castidade no período medieval", diz João Neto, diretor do Museu da Farmácia. "No entanto, nos séculos XVII e XVIII, já existem referências ao seu uso, como método contra a violação em período de guerra ou revoluções".
 

Partindo do cinto de castidade, esta conversa vai abordar os mitos relativos à sexualidade e a forma como estes fazem parte da História do Homem e da sua relação com o mundo. "Os mitos são construções que tentam levar a uma compreensão de acontecimentos e histórias a eles agregadas. Moldam determinadas perspetivas globais ou pessoais que temos do passado, servindo por vezes de modelo para agir do presente", afirma João Neto.

 

Participam nesta conversa Cristina Barbosa, médica ginecologista e obstetra, Carla Coelho, juíza, Gabriela Moita, psicóloga clínica, psicoterapeuta e sexóloga, José Salles, historiador na área da mitologia e sexualidade e Maria Joana Almeida, psicóloga clínica, terapeuta sexual e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, que fará a moderação.

 

O Ciclo de Conversas sobre Sexualidade é uma iniciativa coordenada por João Neto e Isabel Pires, responsável dos Serviços Educativos da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da World Association for Sexual Health.

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview