FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Café Memória chega ao Barreiro e soma 20 pontos de encontro em Portugal
quarta-feira, 04 setembro 2019 12:59
A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal assinam amanhã, 5 de setembro, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro o protocolo para a criação de um Café Memória na cidade do Barreiro, resultado da parceria com o Município e a Santa Casa da Misericórdia deste concelho.
 
As sessões vão realizar-se no restaurante Talho Central, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira sessão acontecerá no dia 14 de setembro e as seguintes irão realizar-se sempre nos segundos sábados de cada mês, das 9h30 às 11h30.
 
A chegada do projeto à cidade do Barreiro está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. O Café Memória já está presente noutras cidades como Lisboa, Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Sintra, Évora, Esposende e Sesimbra.
 
A propósito da chegada do Café Memória ao Barreiro, Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, refere: “O alargamento da rede do Café Memória ao Barreiro é mais um passo importante para chegarmos a um público cada vez mais abrangente”. E acrescenta “importa salientar que tal só é possível graças ao empenho das entidades que estão na génese e que contribuíram para o lançamento do Café Memória em Portugal, como a Associação Alzheimer Portugal, a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e dos inúmeros parceiros que viabilizam o projeto a nível nacional e local”.
 
Manuela Morais, presidente da direção da Alzheimer Portugal, declara: “É sempre com enorme alegria e orgulho que vemos nascer mais um Café Memória, que tem chegado a cada vez mais zonas do país. Agora, abrimos o terceiro Café Memória no Distrito de Setúbal. A passo e passo vamos construindo uma sociedade mais amiga das pessoas com demência.”
 
Sara Ferreira, vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, destaca: “O fenómeno do envelhecimento populacional, é um dos maiores desafios que as sociedades modernas enfrentam e é uma preocupação crescente do Município do Barreiro, em linha com o que ocorre a nível nacional. No contexto social atual e de importantes transformações nos núcleos familiares, o aumento da população idosa e a transformação do perfil dos idosos fez emergir novos paradigmas e colocar novas exigências em termos de respostas. Associado ao acentuado envelhecimento da população, a elevada prevalência das demências, em particular da doença de Alzheimer, com elevado impacto nos sistemas de saúde e segurança social, são evidências que levam o Município do Barreiro a fomentar e apoiar o desenvolvimento de projetos e ações que possibilitem aos nossos cidadãos seniores manter-se no seu meio natural de vida e a associar-se de forma determinada à constituição de respostas especializadas neste domínio. Neste sentido, a criação do "Café Memória" no Concelho do Barreiro é de enorme importância, um recurso importante para a população Barreirense. É com orgulho que o Barreiro acolhe este projeto inovador e de referência, que permitirá certamente um acréscimo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com demência, envolvendo-as em atividades lúdicas e de estimulação cognitiva, e um apoio a todos aqueles que de forma direta ou indireta com elas privam, em particular os seus cuidadores.”
 
Sara Oliveira, provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, sublinha: “Nas últimas décadas, o perfil dos utentes apoiados pelas respostas sociais da Misericórdia do Barreiro tem vindo a sofrer uma profunda alteração, devido a um aumento muito significativo das patologias ligadas aos diferentes tipos de demências. Foi por termos a plena consciência da gravidade desta situação que a nossa Instituição decidiu estabelecer um protocolo tripartido com a Câmara Municipal do Barreiro e a Associação Alzheimer, com o objetivo de ser criado o ‘Café Memória’ no concelho, local privilegiado para que os profissionais da área e a comunidade em geral possam partilhar informação e experiências sobre uma matéria que atinge, com enorme dramatismo, centenas de famílias barreirenses. Por razões óbvias, a nossa Santa Casa não poderia deixar de estar na linha da frente na procura de soluções para um problema que, atualmente, assume dimensões tão preocupantes.”
 
O Café Memória consiste num local de encontro para a partilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de serviço social e o apoio de voluntários. Visa contribuir para a redução do isolamento social em que muitas daquelas pessoas se encontram, melhorando, assim, a sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a problemática das Demências, fomentando o seu envolvimento no projeto.
 
Em seis anos, o projeto já promoveu mais de entre especialistas, técnicos e pessoas interessadas na área das demências, que muito têm contribuído para a consolidação do projeto e para o suporte às pessoas e famílias abrangidas pela iniciativa.
 
Em 2018, o Café Memória passou a ter uma vertente itinerante – o Café Memória Faz-se à Estrada – para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos e que ainda não estão abrangidas pelo formato tradicional do Café Memória. Esta iniciativa tem permitido que as equipas técnicas desta rede informal de apoio cheguem a mais pessoas, prestando informações e sensibilizando a população na área das demências, de forma descontraída e informal. Desde o seu lançamento realizaram-se perto de 40 sessões com uma média de cerca de 40 participações por sessão.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview