FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Dormir poucas sestas semanais reduz risco de problemas cardiovasculares
quinta-feira, 12 setembro 2019 11:55
O risco de vir a sofrer problemas cardiovasculares, como um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC), diminui caso se durma uma sesta regularmente. Este é o resultado de estudo realizado na Suíça.
 
Um estudo realizado por cientistas do Hospital Universitário de Lausanne e publicado no jornal Heart acompanhou 3.462 pessoas, concluindo que quem dorme sestas ocasionais tem 48% menos risco de sofrer problemas cardíacos, comparado com quem nunca dorme a sesta.
 
Cada participante no estudo tinha entre 35 e 75 anos e foi recrutado entre 2003 e 2006 para o estudo CoLaus, que se destinava à melhor compreensão da saúde do coração entre a população suíça.
 
A saúde dos mais de três mil participantes foi monitorizada ao longo de cinco anos, depois de ser realizado um primeiro check-up entre 2009 e 2012. 19% da amostra indicou que dormia entre uma e duas sestas semanais; 58% nunca dormia a sesta.
 
O estudo também observou que as pessoas que têm este hábito mais presente nas suas rotinas (fazendo entre três e sete por semana) tendem a ser mais velhos, do sexo masculino, com mais peso, e dormem mais tempo de noite do que os que nunca dormem. Por outro lado, quem dorme muitas sestas também sente mais sono durante o dia e tem maior tendência a sofrer de apneia. No entanto, quando retirados os fatores potencialmente influentes, não se verificava o mesmo risco de doenças.
 
O estudo também não encontrou uma associação entre os episódios e a duração da sesta.
 
Ao longo do período de monitorização das pessoas, verificaram-se 155 episódios fatais e não-fatais de doenças cardiovasculares.
 
Apesar de o campo das sestas ainda precisar de mais investigação, os cientistas consideram que pode não ser só a duração, mas a frequência do descanso que importa para garantir uma boa saúde cardiovascular.
 
Fonte: Sábado

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview