FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Comer aveia em vez de ovos e pão branco ao pequeno-almoço evita AVC
sexta-feira, 03 janeiro 2020 10:16
Se optar pelo consumo de aveia como substituição de ovos e pão branco ao pequeno-almoço pode ter um menor risco de vir a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). São estas as conclusões do estudo dinamarquês “Substitutions of Oatmeal and Breakfast Food Alternatives and the Rate of Stroke”, publicado na edição de janeiro da revista Stroke.
 
Os autores do estudo acompanharam a dieta de 55 mil adultos dinamarqueses sem histórico de AVC. Inicialmente, os participantes consumiam em cada semana uma média de 2,1 porções de ovos, três porções de pão branco, uma porção de iogurte e 0,1 porção de aveia. Metade dos participantes foi monitorizado por um período de 13,4 anos, sendo que 2260 deles tiveram um AVC.
 
Através de uma análise estatística, os investigadores concluíram que ao substituir uma porção de ovos ou de pão branco por aveia, haveria um risco 4% menor de AVC, quando comparado com alguém que consumisse ovos ou pão ao pequeno almoço.
 
“Os nossos resultados indicam que se mais pessoas escolherem aveia em vez de pão branco ou ovos, poder-se-á contribuir para a prevenção do AVC, mas há outros fatores que também podem contribuir”, salienta Christina Dahm, da Universidade de Aarhus, a principal autora do estudo.
 
A mudança de hábitos alimentares, passando pela substituição dos ovos e pão branco ao pequeno almoço por aveia, que também ajuda no controlo e diminuição do colesterol, pode contribuir para uma quebra de 5% do risco de ter um derrame isquémico, que sucede quando as artérias ficam bloqueadas, esclarecem os investigadores.
 
Para além disso, os participantes que ingeriam mais ovos e pão branco tinham, no geral, piores hábitos alimentares, pelo que os autores do estudo recomendam uma dieta de estilo mediterrâneo, com recurso a gorduras naturais como o azeite, e que privilegia o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, frutos secos e lacticínios, alimentos que auxiliam na prevenção cardiovascular.
 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview