FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Conheça as vantagens nutricionais do abacate
sexta-feira, 24 janeiro 2020 11:19
É o fruto do momento. No entanto, o abacate tem várias propriedades benéficas para a saúde, desde a redução dos níveis de colesterol e triglicéridos, à proteção cardiovascular. Fique a saber mais sobre o abacate com a explicações de Ana Rita Lopes, coordenadora da unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.
 
As propriedades nutricionais do abacate têm despertado a atenção dos consumidores, evidente no aumento exponencial do seu consumo. O abacate pode integrar diversas dietas, desde dietas hipocalóricas para perda de peso, a dietas hipercalóricas para ganho de peso, ou adaptadas à prática desportiva.
 
O abacate é um fruto nutricionalmente rico em vitaminas e minerais, das quais se destacam as vitaminas A, C, B6 e E. Estas vitaminas intervêm ao nível da função imunitária, protegendo o organismo contra agentes externos. Atuam também ao nível do desenvolvimento ósseo, na síntese de colagénio ao nível da pele e tecidos, e contêm ainda propriedades antioxidantes.
 
O fruto é também uma boa fonte de minerais, entre os quais o potássio e o magnésio, que desempenham funções importantes no organismo ao nível do metabolismo e do controlo da pressão arterial.
 
A porção de pera abacate, como também é conhecido, é de cerca de 160g. A fruta é apreciada não só pelas propriedades nutricionais, mas também pelo seu sabor suave e textura cremosa, destacando-se ainda pela sua versatilidade de utilização. É consumido habitualmente cru, mas também pode ser cozinhado. Pode integrá-lo nas refeições cortado em cubos misturado com massas e saladas, ou ingerido sob forma de pasta, o conhecido guacamole, com tostas ou pão, em molhos, batidos bem como em sopas ou sobremesas.
 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview