FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Coma pão, pela sua saúde
terça-feira, 28 janeiro 2020 11:56
Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), devemos consumir entre quatro a 11 porções do grupo da Roda dos Alimentos composto por cereais, arroz, massas e pão. O pão tem uma grande capacidade de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com grande versatilidade gastronómica. Saiba o porquê de incluir o pão na sua dieta.
 
1- Baixo valor energético em comparação com os seus substitutos: O pão é rico em hidratos de carbono complexos, o que causa uma maior sensação de saciedade, e pobre em açúcares e gorduras, devido aos ingredientes simples e ao método de confeção. Uma fatia de pão, que equivale a cerca de 50g, contêm cerca de 135 kcal, com apenas 1g de açúcares, ao passo que seis bolachas do tipo maria contêm cerca de 150 kcal e 8g de açúcares.
 
2- Fonte de fibras alimentares: O pão integral, de mistura, com centeio e outros cereais, ao contrário do pão de farinhas mais refinadas, como é o caso do pão branco, é o que apresenta maior teor em fibra, auxiliando a regulação do trânsito intestinal e a diminuição de absorção de colesterol.
 
3- Fonte de vitaminas e minerais: O pão é composto por vitaminas do complexo B – B1, B2, B3 e B6 e minerais como o fósforo, o magnésio, o selénio e o potássio, essenciais ao organismo, sendo que as variedades com maior teor de fibra, entre as quais a integral, mistura, centeio e cereais, são as que apresentam maior teor de vitaminas e minerais.
 
4- Económico e com baixo teor de sal: Comparativamente com a maioria dos seus “substitutos”, nomeadamente bolachas, biscoitos, bolos, entre outros, o pão tem custo mais baixo e menos teor de sal.
 
5- Acessível a grande parte da população: O pão está ao alcance de grande parte da população, já que o podemos encontrar desde a mais pequena padaria até às grandes superfícies. Há ainda a possibilidade de o confecionar em casa, com todas as alternativas disponíveis atualmente.
 
6- Grande variedade de escolha: Para além do clássico pão branco, existem muitas outras variedades, como é o caso do pão integral, de centeio, de mistura, de sementes, entre outros, tornando-o muito versátil.
 
7- Prático para consumo em qualquer lugar, a qualquer momento: Simples de transportar, o pão requer apenas que o mantenha num ambiente seco e fresco, a menos que os ingredientes que o acompanham necessitem de outro tipo de armazenamento.
 
Fonte: SAPO Lifestyle

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview