FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Serviço de Psiquiatria do Baixo Alentejo em projeto internacional para tratar luto prolongado
quarta-feira, 26 fevereiro 2020 10:59
O Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) integra um projeto em consórcio internacional, designado Optimizing the Mental Health and Resilience of Older Adults that Have Lost their Spouse Via Blended, Online Therapy (LEAVES). O objetivo é impedir o luto prolongado ou tratá-lo, para que as pessoas mais velhas possam levar uma vida ativa, significativa e digna, através de um programa online, combinado com apoio telefónico ou presencial.
 
Financiado pelo Active Assisted Living Programme, o serviço LEAVES pretende suavizar o processo de luto, evitar a depressão ou o isolamento social, fortalecer a resiliência e o bem-estar da pessoa viúva e acelerar o retorno à participação da sociedade.
 
O programa auxilia também utilizadores finais secundários, como é o caso de familiares e cuidadores informais, reduzindo o seu stress. Com a equipa do projeto, são eles que desenvolvem o modelo de serviço LEAVES e, através do design e desenvolvimento iterativos, otimizam a experiência do utilizador.
 
A perda de um cônjuge é frequente nos últimos estádios da vida. Enquanto a maioria dos idosos processa essa perda com sucesso e retorna à vida normal, uma percentagem significativa (25,4%) é incapaz de o fazer, acabando por sofrer de luto prolongado, uma condição em que os sintomas do luto ocorrem mais de seis meses após a perda e que podem resultar em problemas mentais e físicos, como má qualidade do sono, problemas cardiovasculares, depressão, solidão e tendências suicidas.
 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview