A medida excecional vigorará durante esta pausa letiva e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os professores, que também têm acesso gratuito, poderão organizar aulas, propor exercícios para consolidação e revisão de matérias e partilhar os conteúdos com os seus alunos por email.
Vasco Teixeira, administrador da Porto Editora, afirma que "enfrentamos uma situação excecional, que nos desafia, enquanto sociedade, a encontrar soluções para os problemas que se nos deparam. Um cenário como este, de nos vermos forçados a fechar todas as escolas, pode trazer um grau de instabilidade e alguma ansiedade e é isso que queremos diluir com esta iniciativa, dando a professores e alunos acesso a uma plataforma de estudo com aulas interativas que, atualmente, já é usada por 200 mil jovens e professores na maioria dos estabelecimentos de ensino".
Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou os encarregados de educação têm apenas de proceder a um registo simples, em que é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se de imediato os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares adotados no respetivo estabelecimento de ensino para esse ano de escolaridade.
Já os professores, podem criar na plataforma as suas turmas, agilizando o processo de partilha de conteúdos existentes na Escola Virtual ou mesmo conteúdos personalizados, com a possibilidade de monitorizarem todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas.
A equipa pedagógica da Escola Virtual acompanhará este processo e dará todo o apoio necessário, tendo já disponíveis vídeos sobre as principais funcionalidades da plataforma, estando também a selecionar conteúdos curriculares que serão pertinentes em contexto, tais como “Replicação de um vírus” ou “Higiene e prevenção de doenças infeciosas”.
Em vigor desde 2005, a Escola Virtual é uma plataforma de ensino de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora, que proporciona uma metodologia baseada na adaptação de tecnologias avançadas, permitindo a utilização, em computador e dispositivos móveis, de conteúdos educativos digitais e interativos relacionados com os currículos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.