FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Novo manual da DGS apresenta recomendações alimentares na era do covid-19
terça-feira, 31 março 2020 10:17
Ainda que a lavagem das mãos, as medidas de etiqueta respiratória e de distanciamento social sejam as formas mais eficazes para prevenir a propagação da doença do novo coronavírus, um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem para um reforço do sistema imunitário e para uma melhor recuperação daqueles afetados pelo covid-19. Nesse sentido, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibiliza um manual dedicado à alimentação em tempos de covid-19, destinado a profissionais de saúde e à população em geral.
 
“As medidas adotadas para a prevenção da propagação do covid-19, nomeadamente o isolamento preventivo (profilático), poderão contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos. Por exemplo, a compra menos frequente e a necessidade de organizar de forma diferente a ida ao supermercado”, esclarece a entidade.
 
De acordo com o organismo, a nova ferramenta fornece respostas a perguntas comuns, entre as quais se o SARS-CoV-19 pode ser transmitido através dos alimentos, se é possével reforçar o sistema imunitário através de determinados alimentos ou suplementos alimentares ou, ainda, se é seguro amamentar.
 
O documento apresenta ainda uma secção dedicada aos idosos, um dos grupos mais afetados pelo covid-19: “Um pior estado nutricional associa-se a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda. Podemos reduzir este risco com alguns cuidados alimentares básicos”, conclui o PNPAS.
 
Pode consultar o manual aqui.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview