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De dieta? Conheça alguns alimentos que "escondem" açúcar
sexta-feira, 26 fevereiro 2016 15:20

Uma das principais resoluções de quem quer perder peso ou optar por um regime alimentar mais saudável passa por reduzir ou abolir totalmente o consumo do açúcar. Contudo, este esconde-se em alimentos aparentemente “inocentes”. Quer tirar as dúvidas?

 

Vinagre balsâmico
O vinagre balsâmico pode conter elevado teor de açúcar na sua composição, pois é feito com corante de caramelo e amido de milho - duas substâncias açucaradas – e com base de vinagre de vinho branco. A versão genuína do vinagre balsâmico requer entre 12 a 25 anos de processo de envelhecimento, não carecendo de corantes nem aditivos de espessamento. Porém, o seu preço é bastante mais elevado. Dica: Uma opção mais em conta e igualmente saborosa será substituir por azeite virgem ou por vinagre de vinho tinto.

Aveia
A aveia instantânea, apesar de levar menos tempo a cozinhar, contém mais açúcar. O ideal é optar sempre por flocos de aveia e juntar manteiga de amêndoa, que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue durante todo o dia.

Comida sem glúten
Alimentos como bolos e bolachas sem glúten continuam a ser feitos com açúcar. Aliás, a maioria contém açúcar em excesso para compensar os ingredientes em falta. Quem verdadeiramente quer seguir um estilo de vida mais saudável deve começar por cortar os chamados alimentos processados. Bolos e bolachas só os feitos em casa com ingredientes saudáveis e naturais.

Sumos de fruta
As frutas são os doces da natureza. O açúcar que têm é saudável, mas quando são espremidas em sumo é-lhes retirada toda a fibra, essencial para a sensação de saciedade. Isto significa que passam a ser concentrados de açúcar, que provocam ainda mais fome e levam à acumulação de gordura.

Iogurte
O iogurte, sobretudo grego, é uma ótima fonte de proteína, cálcio e probióticos, mas é preciso ter atenção aos ingredientes e ler bem os rótulos. À venda encontram-se iogurtes que contêm apenas os açúcares naturais do leite mas encontram-se também outros que escondem grandes doses de açúcar adicionado (e outros aditivos), como os que contêm fruta no fundo ou sabores de sobremesa.
O ideal é optar sempre pela versão natural e, para adoçar, acrescentar fruta fresca a gosto.

Comida diet e light
Os alimentos rotulados como diet ou light contêm um teor de açúcar falso, para além de vários aditivos. Estes substitutos confundem o organismo, acabando por aumentar o apetite e comprometer capacidade de regular o açúcar no sangue. Verdadeiramente diet é comer de forma equilibrada e saudável, optando pela chamada comida de verdade, cozinhada de forma simples.

Fonte: Ana 272

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