Se o objetivo é o ganho de massa muscular, a ingestão de proteínas e hidratos de carbono de qualidade também é uma parte integrante do treino.
De acordo com um estudo da Pennylvania State University College of Medicine, a leucina – aminoácido existente nos alimentos proteicos – é particularmente útil para o crescimento dos músculos.
Confira alguns dos alimentos que ajudam neste objetivo.
Cereais e pão integral
Apresentam um baixo índice glicémico. São ricos em fibra e hidratos de carbono que transformam o açúcar no organismo de forma lenta. Dão a sensação de saciedade.
Batata Doce
Também a batata doce é composta por hidratos de carbono de baixo índice glicémico. O seu consumo ao longo do dia é benéfico, pois ajuda a regenerar o desgaste muscular provocado pelos treinos.
Mandioca
Apesar de também apresentar baixo índice glicémico, o seu consumo não deve ser excessivo, pois tem um elevado número de calorias.
Carne vermelha
Fonte de proteína de alto valor biológico. Contém leucina na sua composição, essencial para o desenvolvimento muscular.
Carnes brancas
São uma boa opção para intercalar com a carne vermelha, pois apresentam menos gordura saturada.
Leite
Podemos também encontrar no leite a leucina e aminoácidos que são absorvidos na totalidade pelo organismo. Quem não tiver intolerância à lactose pode apostar em leite com cacau sem açúcar adicionado após o treino, iogurtes gregos ou queijos frescos sem gordura.
Ovo
É na clara que está a albumina – aminoácido fundamental para o crescimento muscular – daí que muitos desportistas a consomam regularmente. Mas o ovo, incluindo gema, é também uma boa fonte proteica, para além de ser um excelente e completo alimento.
Fonte: Sol