FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
5 dicas para evitar a dor lombar
segunda-feira, 04 julho 2016 12:26

O excesso de peso corporal, a má postura, infeções virais ou doenças articulares, são fatores que podem estar na origem da lombalgia.

 

Caraterizada como uma dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, a lombalgia tem como principais causas o absentismo, a fadiga muscular e a artrose. Para além disto, pode ainda ser acompanhada por uma dor que irradia para uma ou ambas as nádegas e, ainda, para as pernas.

Dependendo da causa que está na sua origem, a dor pode ser mais intensa nos dois primeiros dias e ir diminuindo com o passar do tempo, ou pode persistir com a mesma intensidade durante um longo período de tempo. É portanto fundamental que a população esteja atenta à Saúde da sua coluna, não esquecendo certos cuidados essenciais.

Se já sofreu algum episódio de lombalgia ou se simplesmente a quer evitar, deixamos-lhe aqui algumas dicas de prevenção, nomeadamente:

-Evitar o excesso de peso corporal;

-Manter uma postura correta enquanto anda – cabeça e tronco direitos, peito para fora, distribuindo o peso por ambas as pernas enquanto caminha;

-Adotar uma postura correta sentado/a, apoiando bem as costas na cadeira e mantendo as pernas em ângulo reto;

-Nunca se dobrar para apanhar algo do chão e usar a força das suas pernas para levantar pesos dobrando os joelhos;

-Praticar exercício físico com regularidade ou fazer caminhadas.

Em episódios de crise prolongada é importante consultar o médico, a fim de se diagnosticar a origem da dor e ser recomendado o tratamento mais adequado.

Fonte: Atlas da Saúde

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview