FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
10 conselhos para viver os dias mais quentes com Saúde
terça-feira, 02 agosto 2016 12:22

Os dias de muito calor nem sempre são sinónimos de diversão. Sobretudo para determinados grupos de pessoas mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos, obesos e doentes crónicos. Para prevenir o aumento de episódios de doença que, muitas vezes, podem levar à necessidade de cuidados hospitalares, a Fundação Portuguesa do Pulmão sugere 10 conselhos para ter em conta neste verão.

 

1. Aumentar a ingestão de líquidos (evitar bebidas alcoólicas, açucaradas e gaseificadas). Não esquecer que as crianças muito pequenas e os idosos podem não sentir sede, pelo que devem ser estimulados e ajudados na ingestão de líquidos.

2. Fazer refeições leves e frequentes. Evitar comidas pesadas ou muito condimentadas.

3. Procurar estar em ambientes com ar condicionado. Se na sua residência tal não for possível, procure-os em cinemas, museus, centros comerciais, grandes superfícies, etc.

4. Evitar a exposição solar, sobretudo entre as 11 e as 17 horas. Se tiver que se expor ao sol faça-o com a adequada proteção: chapéu de aba larga, óculos escuros com proteção para a radiação UVA e UVB, protetor solar (fator de proteção superior a 30) e roupa leve, larga, de cores claras, de algodão, que cubra a maior parte do corpo.

5. Evitar a praia. Os idosos e as crianças até aos três anos não devem ir à praia nos dias de intenso calor, ou então, apenas no início da manhã e ao fim da tarde. As crianças mais pequenas devem evitar a exposição solar direta.

6. Arrefecer a pele com banhos de água tépida.

7. Evitar atividades ao ar livre que exijam muito esforço físico, nomeadamente algumas profissões, como as da construção civil ou a jardinagem, e alguns desportos, como o atletismo ou o ciclismo, sobretudo nos períodos de maior calor.

8. Ter um particular cuidado com as viaturas expostas ao sol. Se a viatura não tiver ar condicionado deve viajar com as janelas parcialmente abertas. Nunca deixar crianças, idosos, ou pessoas fragilizadas no interior de veículos expostos ao sol, onde a temperatura pode atingir valores superiores a 65° C.

9. Proteger a habitação; evitar a entrada do calor fechando persianas e portadas e ventilá-la a partir do entardecer quando a temperatura do exterior for inferior à do interior. Os idosos, pessoas acama das e as crianças devem ter muito pouca roupa na cama.

10. Lembre-se dos outros. Informe-se sobre o estado de saúde de pessoas isoladas, dependentes, idosas ou frágeis do ponto de vista mental ou social que vivam perto de si; ajude-as a superar os dias de grande calor.


Fonte: Fundação Portuguesa do Pulmão

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview