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Voltar à boa forma: dicas para perder os indesejados quilinhos de verão
segunda-feira, 05 setembro 2016 10:29

Verão é sinónimo de praia, sol, amigos, família e, claro, grandes petiscadas ao final do dia, acompanhadas por um bom vinho ou uma refrescante cerveja. Setembro é tempo de voltar ao trabalho e à rotina e, se possível, perder aqueles quilinhos que pouco ou nada custaram a ganhar. Para ajudar a entrar no ritmo e conseguir um regresso de férias saudável e cheio de força, os especialistas do método PronoKal deixam alguns conselhos. Conheça-os!

 

Respeitar horários: Aconselha-se a fazer uma refeição de três em três horas, dado este ser o período máximo que o organismo pode estar sem absorver alimentos. A partir desse limite de tempo o organismo sentir-se-á gradualmente sem energia, sendo que é mais propício a sentir desejo incontrolável de guloseimas e cair em tentação.

 

Começar bem o dia: Deve iniciar o seu dia com o pequeno-almoço (refeição mais importante do dia), uma vez que lhe fornece desde logo uma grande fonte de energia. Para que esta refeição seja completa, é essencial a combinação de lacticínios, frutas, proteínas (como os ovos e o queijo) e hidratos de carbono complexos (pão de trigo integral ou cereais integrais sem açúcar como a aveia).

 

Ingerir muitos líquidos: os líquidos sem adição de açúcar, em especial a água, têm um papel muito importante dado que permitem a hidratação do corpo e a sua desintoxicação, purificando-o e eliminando as toxinas. Os líquidos também inibem a fome, promovendo uma a sensação de “estômago cheio”. Deve-se por isso beber cerca de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia, preferencialmente entre as refeições.

 

Controlar os hidratos de carbono simples: O arroz, a batata, a massa, o pão são exemplos de hidratos de carbono que devem ser reduzidos nas refeições diárias. O ideal é ingeri-los em pequenas proporções ao longo do dia. Deve evitar totalmente os hidratos de carbono simples ao jantar. É preferível que opte por refeições mais leves e nutritivas, como uma boa sopa de legumes sem batata.

 

Evitar os açúcares e doces: Ao ingerir bolos, chocolates, refrigerantes ou bolachas só está a introduzir gorduras saturadas e açucares que não necessita no seu organismo. Estes alimentos não fornecem quaisquer nutrientes sendo que por isso devem ser eliminados gradualmente da alimentação.

 

Reduzir produtos de origem animal: Deve reduzir alimentos como a manteiga, enchidos ou até mesmo o azeite devido à sua elevada taxa de gorduras. Para substituir estes produtos de origem animal, aconselha-se o consumo de 3-4 colheres de sopa por dia ou uma noz diária, fonte de gorduras saudáveis.

 

Consumir peixe: Consuma especialmente peixes que lhe proporcionem ómega 3 e ácidos gordos, como o salmão.

 

Apostar nos legumes e frutas: Refeições equilibradas são sinónimo de legumes e frutas. Os legumes devem estar sempre presentes em todas as refeições, uma vez que são ricos em nutrientes (minerais e vitaminas) e fibra, saciando-o ao longo do dia. No caso das frutas, é aconselhável que se consumam entre as refeições. A maçã, a papaia, os frutos vermelhos, o abacaxi e a laranja poderão ser boas opções para snacks saudáveis. Contudo não se aconselha a consumir mais de três peças de fruta médias por dia. Não se esqueça que tanto os legumes como as frutas devem ser frescos e sem qualquer adição de açúcar.

 

Regressar ao exercício físico: Recomeçar os seus planos de treino possibilitar-lhe-á um regresso cheio de força. O exercício tem de ser ajustado à condição física atual e aos objetivos que pretende alcançar. Não se esqueça de praticar pelo menos duas vezes por semana num local (ginásio, ar livre, casa) em que se sinta bem.

 

Não deixe que o verão e as férias lhe estraguem o regresso à rotina e conte com o aconselhamento profissional dos especialistas do Método PronoKal para encontrar o caminho para uma vida saudável e livre de excesso de peso.

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