FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Oito formas de tornar o regresso às aulas mais fácil
segunda-feira, 12 setembro 2016 12:01

O regresso às aulas representa um momento significativo na maioria das famílias. Cada vez mais, os pais devem estar atentos e procurar formas de facilitar a adaptação e o regresso à rotina dos filhos, depois de um período de descanso e diversão, como o verão. A psicóloga do IVI Lisboa, Filipa Santos, partilha algumas dicas para facilitar o regresso à rotina escolar, em que a atitude, a intuição dos pais e a informação prévia têm um papel decisivo na forma como as crianças vivenciam este momento.

 

1. A atitude dos pais
Esta temática é pertinente em setembro, mas também ao longo de todo o ano. Quantas vezes ouvimos queixas a um domingo por no dia seguinte ter de regressar ao trabalho? Uma das formas de aprendizagem das crianças é a imitação. As crianças captam as queixas e a insatisfação diária dos adultos em relação ao trabalho. É certo que trabalhar todos os dias pode ser desgastante, mas devemos também enfatizar alguma satisfação, valorizar algo que tenhamos conseguido por trabalhar ou algo interessante que tenha ocorrido durante o dia e contá-lo à família. Se as crianças se rirem e acharem engraçado um episódio do dia-a-dia dos pais no trabalho, percebem que, apesar do esforço necessário, o trabalho compensa. Os pais são uma referência muito importante em certas idades e por vezes reforçam comportamentos e formas de pensar e sentir aos filhos sem dar conta.

 

2. Envolver as crianças na organização do seu material escolar e do seu quarto
É importante que as crianças participem na organização do material escolar e que aprendam a preparar a mochila com tudo o que necessitam para as aulas. Da mesma forma, é positivo que se envolvam também na organização dos seus quartos e zonas de estudo.

 

3. Dar informação prévia sobre o novo ano letivo
Tal como acontece aos adultos quando mudam de trabalho, de colegas ou de chefe, as crianças também sentem alguma inquietação com a aproximação do novo ano letivo. Para ajudá-los, devemos conversar sobre a nova etapa, evitando muitos detalhes ou juízos de valor.

 

4. Recordar algum momento divertido no ano letivo anterior
É muito positivo valorizar alguma situação ou experiência que tenha marcado positivamente a criança. Pode ajudar ter contacto prévio com algum amigo ou visitar as instalações da escola antes do início do novo ano escolar.

 

5. Estrear algo
Sem cair no consumismo supérfluo, é positivo que a criança estreie algum material escolar. Uma mochila, uma caixa de lápis, algo simples, mas que a criança goste.

 

6. Recuperar as rotinas do quotidiano da vida escolar
É recomendável recomeçar as rotinas e os horários do período escolar uns dias antes do início do regresso às aulas. Deste modo, não são tão bruscas as alterações nos primeiros dias de aulas.

 

7. A intuição dos pais
Ninguém conhece tão bem as crianças como os próprios pais. Os profissionais podem dar alguns conselhos práticos para ajudar um pouco, mas os pais devem seguir a sua intuição e fazer o que acreditam ser melhor para os filhos.

 

8. O valor das palavras
Lamentavelmente , a expressão “depressão pós-férias”, que implica uma conotação muito negativa tem ganho força nos últimos tempos. Por que não trocar a expressão “ pelo título da canção “Meu querido mês de agosto”? Esta sim, está mais conotada com os bons momentos vividos no verão. A forma como encararmos o nosso dia-a-dia e o narramos aos nossos filhos é fundamental para a forma como eles próprios vão entender e organizar as suas vivências.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview