FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Chá: um forte aliado da sua Saúde (e forma)
quarta-feira, 25 janeiro 2017 12:12
Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis). Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas. Para além disso, o chá apresenta variados benefícios para o organismo. Deixamos-lhe algumas sugestões de chás, que podem ser encontrados em qualquer supermercado:

 

CHÁ DE CAVALINHA

 

Tem ação anti-inflamatória, diurética e desintoxicante. Auxilia no emagrecimento (através da eliminação de toxinas) e combate a retenção de líquidos,  ajudando a diminuir o inchaço, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo o aspeto casca de laranja. A mistura ideal leva 250 ml de chá de cavalinha, uma rodela de abacaxi e folhas de hortelã, tudo batido no liquidificador. Estes ingredientes são estimulantes da digestão.

 

CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO

 

Outro poderoso diurético é o chá de dente-de-leão, que também evita a retenção de líquidos. Ainda previne a prisão de ventre e os desconfortos associados, contribuindo assim para a perda de peso. Para retirar o sabor amargo da erva, pode acrescentar canela, hortelã, gengibre, abacaxi ou limão.

 

CHÁ DE CANELA COM GENGIBRE

 

Para além de acelerar o metabolismo, pois a canela e o gengibre têm propriedades termogénicas,  este chá também fornece energia e melhora a disposição. O chá de canela com gengibre tanto pode ser consumido quente como frio. Uma das formas de preparar é aquecer uma chávena de água com quatro rodelas de gengibre ralado e desligar antes de levantar fervura, acrescentando depois a canela a gosto.

 

CHÁ DE HIBISCO

 

Usado, essencialmente, como bebida medicinal, este chá é rico em vitamina C, minerais e antioxidantes. Tem ação diurética, digestiva, laxante, antioxidante, termogénica e acelera o metabolismo. Este chá tem um sabor ligeiramente amargo, que pode ser atenuado ao juntar outras especiarias como canela, cravinho, noz-moscada ou gengibre.

 

CHÁ DE ROOIBOS

 

Também chamado de chá vermelho, o chá de rooibos é um ótimo diurético e ajuda a evitar a retenção de líquidos. Por já ter um sabor adocicado e agradável, não é necessário adoçar o chá de rooibos, mas pode sempre acrescentar umas gotas de limão, o que dará ao chá um sabor muito agradável.

 

CHÁ VERDE

 

O chá verde tem um grande poder antioxidante e estimula o corpo a gastar mais calorias, devido às suas propriedades termogénicas, o que contribui para a perda de peso. O emagrecimento é potenciado graças à ação conjugada de duas substâncias: a catequina e a cafeína. Facilita ainda a digestão.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview