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Dicas
Como organizar a marmita para levar para a escola
sexta-feira, 27 janeiro 2017 12:01
Na casa ou na escola, a alimentação das crianças deve ser alvo de grande atenção e programada tendo em conta as preferências alimentares, os horários escolares, as atividades extracurriculares e a atividade física praticada. Com a ajuda da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, deixamos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a organizar as refeições do seu filho.

 

A ingestão de alimentos deve ser distribuída por cinco a seis refeições por dia:

 

- O intervalo entre as refeições não deve ser superior a três horas;

 

- Devem incluir uma fonte proteica (laticínios, por exemplo) e uma fonte de hidratos de carbono (fruta, pão, bolachas ou cereais).

 

Lanches da manhã e da tarde:

 

- Mantêm os níveis de energia ao longo do dia;

 

- Ajudam à concentração;

 

-  Promovem maior saciedade e, consequentemente, maior controlo do apetite.

 

Almoço:

 

- A sopa deverá ser de legumes, sempre que possível;

 

- O prato principal deve ser composto por uma fonte proteica (carne, peixe ou ovos), uma fonte de hidratos de carbono (arroz, massa, batata ou leguminosas, como feijão, grão, ervilhas, etc.) e legumes cozinhados ou crus;

 

- Prefira confeções simples e pobres em gordura (cozidos, grelhados, assados/estufados simples) e evite as refeições ricas em molhos, uma vez que para além de serem ricos em gordura, são mais perecíveis;

 

- Prefira como sobremesa fruta da época, evitando a fruta em conserva e as sobremesas doces. Reserve estas últimas para ocasiões especiais.

 

Algumas recomendações finais:

 

- Planeie as refeições antecipadamente. Assim, conseguirá fazer escolhas mais adequadas e saudáveis;

 

- Prefira uma marmita ou lancheiras térmicas para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo;

 

- Varie a composição dos lanches, tendo em conta as equivalências de alimentos;

 

- Lave sempre bem a fruta e, para facilitar o seu consumo, pode cortá-la em pequenos pedaços e colocá-la numa caixa;

 

- Acondicione os alimentos separadamente;

 

- Opte por bolachas em dose individual ou coloque-as numa caixa para se manterem estaladiças;

 

- Não se esqueça de colocar sempre na marmita/lancheira uma garrafa de água, para a hidratação ao longo do dia.

 

A seguinte tabela vai ajudar a simplificar a tarefa de quem tem de pensar na organização da marmita para levar para a escola.

 

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Fonte: Rota da Saúde Lusíadas

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