Esta doença pode ser provocada pela falta de iodo na dieta, mas a tiroidite autoimune é a causa mais frequente. Trata-se de uma doença provocada pela presença de anticorpos contra a tiroide, ou seja, é o próprio organismo que ataca a glândula da tiroide, num mecanismo que é comum a todas as doenças autoimunes.
Os principais sintomas desta doença passam pelo aumento de peso, inchaço, cansaço, queda de cabelo e fragilidade das unhas. Em último caso, o hipotiroidismo pode afetar todos os órgãos do organismo, pois estes dependem da hormona da tiroide para funcionar. Em situações extremas, o próprio coração começa a funcionar mais devagar. Pode também resultar de alguns tratamentos para tratar nódulos ou mesmo cancro da tiroide. O tratamento com iodo radioativo pode limitar a função da tiroide, assim como intervenções cirúrgicas em que se tem de retirar parte desta glândula, ou mesmo a sua totalidade.
O hipotiroidismo trata-se com medicamentos: a hormona tiroideia sintética substitui a função da hormona natural. A medicação corrige na totalidade o défice. Podem ser necessários ajustes, mas o doente fica compensado. É importante que seja vigiado ao longo da vida mas, estando a fazer o tratamento adequado, não sofre complicações.
Fonte: Lusíadas Saúde