FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Seis mitos associados a suplementos alimentares
sexta-feira, 28 abril 2017 11:17
Viver com energia durante o dia a dia e conseguir, em simultâneo, combater o cansaço, são dois dos motivos que levam à procura de suplementos alimentares. De acordo com o médico de clínica geral, Rui Ponce Leão, uma alimentação e hidratação incorretas, treinos físicos de alto rendimento ou a recuperação no pós-parto são algumas das causas que levam à toma destes produtos. Esclareça aqui seis mitos associados aos suplementos alimentares.

 

1. Os suplementos alimentares substituem a alimentação diária
“Como o nome indica, estes produtos têm como função suplementar ou complementar uma alimentação normal e, por isso, não devem substituir qualquer tipo de regime alimentar”, esclarece o médico especialista de clínica geral.

 

2. Os resultados surgem mais rápido quando é ingerida uma maior quantidade de suplementos alimentares
A toma de suplementos alimentares em excesso pode tornar-se prejudicial à Saúde. Os suplementos alimentares são fontes concentradas de vários nutrientes e sais minerais e “as doses a utilizar devem ser rigorosamente as indicadas nas recomendações/indicações” como afirma o especialista.

 

3. Aconselhamento médico não é necessário antes de tomar um suplemento alimentar
Médicos e farmacêuticos são os profissionais indicados para aconselhar qual o suplemento adequado às necessidades de cada pessoa e respetiva dosagem diária preferencial. De acordo com Rui Ponce Leão “é importante alertar o médico de família sobre os suplementos alimentares introduzidos na rotina, caso não tenha sido o próprio a indicá-los”.

 

4. Os suplementos alimentares provocam o aumento de peso.
“Os suplementos alimentares não têm influência direta no aumento de peso, embora as vitaminas do complexo B possam aumentar o apetite. Nem todos os suplementos alimentares atuam de forma igual” esclarece o especialista.

 

5. Os suplementos alimentares não são benéficos para vegetarianos
De acordo com o médico, “quem adota um estilo de vida vegetariano pode ter carências de vitamina B12, importante para a formação normal de glóbulos vermelhos e para a redução do cansaço”. Os suplementos alimentares ajudam a complementar a alimentação diária neste regime, sobretudo quando este é mais restritivo.

 

6. Apenas os adultos podem tomar suplementos alimentares
Os suplementos alimentares podem ser indicados em várias idades e fases de vida. Segundo o especialista “o consumo de suplementos alimentares deve ser adaptado às necessidades de cada pessoa relativamente à sua idade e fase de vida. Uma criança pode ter falhas nutricionais desde cedo, sendo aconselhável a toma de suplementos alimentares que suportem o seu desenvolvimento cognitivo.

 

Os jovens, por sua vez, podem estar sujeitos a maiores exigências físicas e psíquicas ou hábitos alimentares menos corretos, e a suplementação pode ser uma ajuda.

 

Os adultos são os que mais acusam cansaço e falta de energia, sendo que os suplementos alimentares podem combater os sinais físicos de desgaste evidentes. Os ossos e memória são duas das valências que começam a ressentir-se na terceira idade, sendo esta fase também indicada à toma de suplementos desta categoria.

 

A ajuda de suplementação alimentar pode melhorar a performance de todas as pessoas, em qualquer idade a partir dos seis meses “sendo que, nada substitui uma alimentação/hidratação corretas”, reforça o médico.

 

Neste âmbito, a Viterra apresenta várias opções de suplementos alimentares de fórmula original, adaptados a várias gerações. Os suplementos alimentares Viterra podem ser encontrados em farmácias, parafarmácias e espaços de Saúde.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview