FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Conheças as 8 razões que fazem do leite um alimento essencial para as crianças
segunda-feira, 05 junho 2017 10:05
Segundo um estudo desenvolvido recentemente pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, em Portugal, uma em cada três crianças entre os dois e os 12 anos tem excesso de peso, e quase 17% é mesmo obesa. Desde 2001 que o dia Mundial da Criança, que se assinalou a semana passada, é também o dia Mundial do Leite. Numa época em que o bem-estar infantil é ameaçado pela obesidade, a Mimosa apresenta evidências de que o leite tem um papel relevante na prevenção desta doença.

 

Conheça as 8 razões que fazem do leite um alimento essencial para as crianças:

 

1. Primeiro alimento da nossa vida: imediatamente após o nascimento, o leite materno é, durante vários meses, o único alimento que reúne todos os nutrientes necessários à subsistência e à proteção imunitária do bebé. Após a amamentação, a nossa relação com o leite não termina, nem poderia terminar, dado o seu extraordinário valor como alimento.

 

2. Indispensável numa alimentação saudável: uma alimentação equilibrada é indispensável para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e tem uma relação direta com o seu bem-estar. A adoção de bons hábitos alimentares desde cedo é uma medida incontornável de promoção da saúde até porque os erros alimentares que se fazem nesta idade têm repercussões no futuro.

 

3. Fonte de cálcio: o leite ajuda ao crescimento e desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos. O consumo de quantidades adequadas de cálcio desde cedo contribui para a construção de reservas necessárias no futuro. São os jovens entre os nove e os 18 anos que mais necessitam deste mineral. Nestas idades o organismo precisa de 1.300 mg de cálcio por dia, o equivalente a quatro copos de leite.

 

4. Poucas calorias e muitos nutrientes: tão importante como controlar as calorias consumidas é obter todos os nutrientes de forma a garantir o bom funcionamento do organismo. Um copo de leite magro contribui com apenas 4% das calorias e com mais de 20% das vitaminas e minerais que precisamos num dia.

 

5. Proteínas de alto valor biológico e fácil digestão: as proteínas do leite são de alto valor biológico porque contêm todos os aminoácidos essenciais, ou seja, todos os aminoácidos que o organismo necessita, mas não produz. Acresce o facto de serem facilmente digeridas pelo organismo que absorve e aproveita cerca de 95% das proteínas provenientes do Leite.

 

6. Rico em vitaminas e minerais: o leite contém quantidades apreciáveis de vitamina A (especialmente se for leite gordo), de vitamina B2 e de vitamina B12 e ainda, embora em menor quantidade, de tiamina, niacina, e vitamina B6.

 

7. Eficaz no combate à obesidade infantil: o leite é um alimento com elevada densidade nutricional, isto significa que por poucas calorias, oferece muitos nutrientes importantes ao desenvolvimento das crianças. Assim, deve ser preferido ao contrário de alimentos que contêm muitas calorias e poucos nutrientes. Num estudo realizado pela Mimosa, a marca constatou que o cálcio, principalmente se for de origem láctea, pode ajudar na redução e manutenção de um peso saudável.

 

8. Saudável e saboroso: hoje em dia a tarefa de incentivar as crianças a beber leite está facilitada, porque para além do leite branco, existem soluções saudáveis adaptadas a todos os gostos e que mantêm toda a riqueza nutricional do leite. Por exemplo os leites com sabor a chocolate, morango, baunilha e cereais.

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview