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Osteoporose: conheça estratégias para prevenir a doença
quarta-feira, 21 junho 2017 10:42
A osteoporose é uma doença silenciosa que fragiliza o osso, aumentando o risco de fratura. Estima-se que em Portugal, a patologia seja responsável por 40 mil fraturas ósseas por ano, muitas vezes quem é afetado só o descobre quando o osso se parte. Grande parte da responsabilidade de evitar esta doença está nas suas mãos, através da adoção de estilos de vida adequados.

 

O risco de osteoporose depende, em parte, de fatores genéticos, sendo mais comum entre as mulheres com mais de 65 anos e em pessoas de pequena estatura, muito magras ou com familiares que sofreram fraturas ósseas. Por outro lado, esta doença está diretamente relacionada com a perda natural e progressiva de massa óssea, que ocorre a partir dos 35 anos. É precisamente neste ponto que o estilo de vida pode influenciar as consequências do processo fisiológico: permite, por um lado, aumentar ao máximo a resistência óssea e, por outro, reduzir ao mínimo a perda que ocorre a partir dessa idade.

 

António Vilar, coordenador da Unidade de Reumatologia do Hospital Lusíadas Lisboa, indica algumas estratégias que ajudam a prevenir a osteoporose:

 

1. Ingira níveis adequados de cálcio: o cálcio é essencial para a formação e manutenção da massa óssea ao longo da vida. tendo em conta que o organismo não o fabrica, o abastecimento de cálcio depende inteiramente da alimentação. Por isso, privilegie alimentos como o leite, iogurte e queijo (ricos em cálcio), mas também espinafres, sardinhas enlatadas, frutos secos, tofu e sementes de sésamo.

 

2. Assegure o fornecimento de vitamina D: sem vitamina D, o cálcio não é absorvido pelos ossos. A vitamina D é, em parte, fabricada pela pele, através da exposição solar, e fornecida através da alimentação. O especialista revela que expor o rosto, as mãos ou os braços durante 10 a 15 minutos por dia à radiação solar é suficiente, evitando o período entre as 12h00 e as 16h00. Relativamente à alimentação, são fonte de vitamina D, alimentos como o atum, a cavala, o salmão, a sardinha ou a gema de ovo, entre outros.

 

3. Pratique atividade física: o exercício físico ajuda a construir e a remodelar a massa óssea ao longo da vida e a fortalecer o tecido muscular. Recomendam-se modalidades de médio impacto, como a marcha, corrida ou ginástica. A hidroginástica, os exercícios de musculação e a natação também são adequados, embora menos eficazes.

 

4. Deixe de fumar: fumar reduz a atividade de renovação do osso e, por isso, considerado um fator de risco para a osteoporose. Saiba como pode deixar de fumar, aqui.

 

Consulte o artigo original, no site do Hospital Lusíadas.

 

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