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Barbecue saudável este verão: 25 princípios básicos
quarta-feira, 23 agosto 2017 12:21
No verão, nada sabe tão bem como um barbecue num dia de calor. Esta forma de cozinhar ao ar livre, permite juntar a família e os amigos em torno de um preparado culinário já clássico nos dias grandes de férias. É saudável e ao mesmo tempo divertido, mas necessários alguns cuidados básicos para evitar consumo de partes carbonizadas, potencialmente tóxicas e contaminações alimentares desnecessárias. Reunimos 25 princípios básicos para desfrutar ao máximo os barbecues saudáveis este verão.

 

1 - Evite sair para as compras com o carro já quente. Nos dias de compras planeie a viagem e estacione em lugar fresco;

 

2- Se comprar para congelar, verifique se a arca ou congelador estão limpos e preparados para receber o que aí vem;

 

3 - Se tiver uma lista longa, deixe para o final a compra de carne ou peixe;

 

4 - Peça para limpar o peixe e, se for caso disso, para escalar na peixaria. Verifique se o peixe é lavado no final da operação. Feche bem o saco;

 

5 - Separe o frango (de maior risco microbiológico) de outras carnes. Tenha cuidado com os sucos da carne. Não os deixe pingar para outros alimentos. Feche bem as embalagens;

 

6 - Guie diretamente para casa. Se a viagem for superior a meia hora leve uma arca para a carne e para o peixe. Envolva com material para arrefecer;

 

7 - Ao chegar a casa, lave primeiro as mãos. Depois separe de imediato em embalagens lavadas. Lave as mãos entre cada operação. Congele o que não vai utilizar nos próximos 1-2 dias;

 

8 - Descongele no frigorífico, no refrigerador e não ao ar livre;

 

9 - Se puser a marinar, em particular nos dias mais quentes, deixe a marinar no refrigerador;

 

10 - Só retire do frio para grelhar na hora e na quantidade certa. Evite tocar em carne a grelhar e na carne que está no frio;

 

11 - Lave as mãos antes e depois de meter a carne ou o peixe a grelhar;

 

12 - Os utensílios e a bandeja que contactarem os alimentos em cru não devem contactar os alimentos cozinhados;

 

13 - Ao grelhar verifique se a carne ou o peixe não estão crus no interior e cozinhados por fora. Especial cuidado deve ser dado ao frango e aves. Cozinhe sempre bem estes alimentos;

 

14 - Nunca grelhe parcialmente para aquecer depois, ou, dar depois um acabamento. Faça todo o processo de uma só vez e leve de imediato para a mesa;

 

15 - Peça a um ajudante para ir levando à medida que vai grelhando. E peça aos convidados para não fazerem cerimónia. Ao esperar, não só a comida arrefece como aumenta o risco de contaminação. Algumas pessoas preparam primeiro a comida para as crianças e depois a dos adultos;

 

16 - Enquanto grelha está exposto ao calor excessivo. Proteja-se, afaste o grelhador de zonas sensíveis e não use roupa inflamável. Beba água fresca e hidrate-se. Caso aprecie, deixe a merecida cerveja ou bebida alcoólica para a refeição. Assim reduz o risco de acidente (mais frequente do que pensa);

 

17 - Faça um fogo bem distribuído por todo o grelhador. Distribua bem e não poupe no carvão. Só ponha a comida a grelhar quando já não tiver chama  visível. Assim reduz o risco de carbonizar.  Em particular quando grelha peixe ou carne com gordura visível;

 

18 - Afaste o grelhador de zonas onde possa existir risco de incêndio, vigie sempre o fogo, evite fagulhas, tenha uma manta e água por perto e em abundância;

 

19 - Consumir regularmente carne carbonizada ou muito grelhada pode aumentar o risco de certos tipos de cancro. Evite as chamas. Retire a maioria das gorduras visíveis antes de grelhar carne e tente manter a pele do peixe intacta ao longo do processo, retirando-a durante a refeição;

 

20 - Salgue só no momento de grelhar utilizando sal grosso. Evite o excesso de sal que por vezes acontece com uma salga prévia e com sal muito refinado;

 

21 - Tenha ao seu lado água para aspergir se as chamas aparecerem;

 

22 - Faça uma boa salada para acompanhar as carnes ou o peixe. Tempere com azeite q.b. e ervas aromáticas e tente reduzir a quantidade de sal. Será uma excelente e saudável opção de acompanhamento;

 

23 - Pode também optar por grelhar alguns legumes (pimentos, tomates, beringelas, alho francês, etc.). Lembre-se de no final, retirar a pele queimada, tanto aos legumes como ao pescado e carne;

 

24 - O barbecue permite fazer uma sobremesa doce, saudável e uma excelente companhia para a carne e os vegetais. Batata-doce! Lave e coloque logo no inicio, afastada do fogo mais forte e vá virando. No final retire a pele;

 

25 - Para finalizar em perfeição e se tiver um termómetro para alimentos, aqui ficam as temperaturas adequadas para uma confeção segura do ponto de vista microbiológico: ave inteira - 74ºC; peitos de aves de capoeira - 74ºC; carne moída - 71ºC; carne bovina, carne de porco, cordeiro e vitela (bifes, assados e costeletas) - 63ºC. Depois de atingida a temperatura deixe em repouso pelo menos três minutos.

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