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Saiba como voltar ao trabalho depois das férias sem stress
segunda-feira, 04 setembro 2017 11:43
Com o final das férias de verão, aproxima-se o tão receado regresso ao trabalho. Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), 51% dos europeus sofre de stress relacionado com a sua atividade laboral, um número que aumenta todos os anos. Os elevados níveis de ansiedade estão relacionados com um pico de volume de trabalho - emails acumulados, necessidade de estar constantemente ligado ao computador e smartphone ou pressão para atingir objetivos.

 

No entanto, de acordo com a EU-OSHA, este é um problema maioritariamente crónico, que pode conduzir a consequências graves como depressão, doenças cardiovasculares, problemas de pele e impotência sexual. Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), explica como as técnicas milenares são cada vez mais procuradas pelos portugueses e deixa alguns conselhos para regressar à rotina sem perder a tranquilidade das férias.

 

“De acordo com a MTC, o stress manifesta-se de forma diferente em cada pessoa, pelo que é importante adaptar o protocolo de forma individual. Temos cada vez mais pessoas a recorrerem a uma abordagem livre de fármacos para enfrentar o excesso de ansiedade”, começa por explicar o terapeuta, que destaca: “Há pontos de acupunctura mais comuns, como os localizados na região lombar, ombros, pés e pulsos. Contudo, a nossa abordagem passa pela identificação do problema e só depois por combater os sintomas”.

 

O protocolo indicado em casos de stress geralmente combina a acupunctura à fitoterapia, tratamentos 100% naturais, sem efeitos secundários e com um objetivo de cura a longo prazo. “A fitoterapia utiliza plantas medicinais para corrigir desequilíbrios do organismo e, no caso do stress, recorremos habitualmente a ervas que combatem o cansaço, ansiedade, insónias e com efeito tranquilizante, como a raiz do ginseng coreano, rehmannia, folha de maracujá, sálvia, raiz valeriana ou folhas de melissa”, explica Hélder Flor.
 
O especialista deixa alguns conselhos:
 
- Fazer pausas no trabalho de forma regular, levantar e realizar alongamentos para que o corpo não fique “preso” numa única posição;

 

- Aprender a respirar corretamente e fazê-lo várias vezes ao dia para descontrair. A respiração deve ser lenta e profunda, com pausas entre a inspiração e expiração;

 

- Depois dos exageros das férias é necessário voltar a impor rotinas e horários na sua alimentação. A combinação de alimentos doces, que transmitem alegria e energia, deve ser feita com picantes que atuam contra a tristeza. Sumos naturais, como laranja, kiwi, abacaxi ou tangerina são indicados para melhorar a boa disposição;

 

- Dormir é fundamental, já que poucas horas de sono são um dos principais motivos para o aumento da ansiedade;

 

- Treinar sim, mas de uma forma equilibrada. A Medicina Tradicional Chinesa recomenda exercícios que lhe permitam um regresso à rotina tranquilo, como ioga, tai-chi ou natação.

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