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Natal doce sem quilos a mais? Sim, é possível
sexta, 15 dezembro 2017 11:46
Todos os anos a tradição se repete: o Natal chega com a promessa de serões à lareira, família reunida, prendas no sapatinho… e uns quilos extra na balança. Os excessos fazem parte da festa, mas é possível desfrutar da época natalícia sem peso extra. Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, deixa-lhe algumas dicas.

 

Como evitar o descontrolo da balança e o peso extra

 

A nutricionista explica que evitar estragos nesta época começa antes do Natal. Para tal, aconselha-o a manter uma alimentação equilibrada resistindo às tentações que começam a surgir nas pastelarias logo no início de novembro. “A festa são, na realidade, dois dias, e os excessos não devem ser cometidos de forma desmedida o mês todo!”, destaca Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa. “Não existe nenhum tipo de dieta específica que possamos fazer previamente para minimizar os ‘danos’ causados pelos alimentos mais calóricos ingeridos nesta época. Devemos sim ter um maior autocontrolo”, explica a especialista.

 

Para além disto, a especialista partilha algumas dicas para diminuir de forma subtil o peso calórico do menu natalício:

 

• Substituir os alimentos gordos pelas versões meio-gordas ou magras (ex: leite magro, cacau magro, natas magras, manteiga magra, etc.);
• Optar por carnes magras (peru, frango, coelho);
• Preferir gorduras de origem vegetal;
• Optar por confeções mais simples e sem gordura;
• Substituir os fritos por assados no forno sem gordura.
• Escolher sobremesas mais ricas em fruta;
• Trocar, sempre que possível, as natas por iogurte natural ou grego ligeiro;
• Servir água, águas aromatizadas e sumos naturais, em detrimento dos refrigerantes e bebidas alcoólicas;
• Degustar as sobremesas doces no mesmo prato, tirando pouca quantidade de cada uma delas;
• Tentar não fazer intervalos muito prolongados entre as refeições, de forma a reduzir a fome e a quantidade de alimentos no prato na hora das refeições principais;

 

Depois do Natal

 

Depois da quadra a nutricionista recomenda “um maior controlo no consumo regular de doces e produtos açucarados, bem como no consumo de gorduras, devido aos excessos cometidos nos dias festivos”. O ganho de peso na época natalícia é muito variável, mas Ana Rita Lopes estima que em média possa “ir desde os 0,5kg aos 3kg”, sem que se consiga determinar um prazo mínimo para a recuperação. “Não existe um tempo específico, nem uma dieta adequada, a adoção de uma rotina alimentar saudável de acordo com os gostos e preferências da pessoa, mas sem excessos, é a chave para conseguir voltar ao peso ideal”, sublinha.

 

Essencial é voltar á rotina e ao exercício físico: “em casos mais críticos em que os excessos foram maiores, aumentar a frequência de exercício físico vai ser essencial para acelerar o metabolismo e recuperar mais rapidamente”, sublinha.

 

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