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Saiba como combater o stress e até sintomas depressivos na época natalícia
quarta-feira, 20 dezembro 2017 12:02
Ao contrário do quer seria de esperar à partida, metade dos homens inquiridos por um estudo britânico revelaram sentir-se deprimidos ou tristes durante o Natal. Os especialistas sugerem que a solidão, a insegurança, a perda de familiares, as lembranças de infância e a falta de bom convívio familiar, são os principais motivos para essa vulnerabilidade, onde os homens assumem um lugar de destaque.

 

O estudo recente feito pela Samaritans, uma Organização-Não Governamental (ONG) britânica, vem mostrar que o Natal não é um período festivo para toda a gente. Sobre este tema, Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, explica nesta quadra o stress atinge o seu pico, “mas o problema já vem de trás, apenas se revela com a pressão emocional, ligada a variadas pressões sociais”.

 

Neste campo, são os homens que se destacam pela tendência a serem mais fechados e, com a chegada a dezembro, período onde existe uma maior tendência ao isolamento e, onde as dificuldades financeiras se realçam, esta condição pode agravar-se.

 

Hélder Flor deixa algumas dicas para prevenir e controlar este quadro sem recurso a fármacos:

 

1) Faça mais exercício: a prática de atividades físicas liberta serotonina, a enzima da felicidade e prazer.
2) Recorra à acupuntura: de acordo com um estudo da Universidade de Hong Kong publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, a acupuntura reduziu mais rápida e eficazmente os sintomas depressivos comparativamente com a administração de fluoxetina – um fármaco reconhecido.
3) Contrarie os maus hábitos: o corpo leva quase um mês a deixar um hábito, seja uma rotina de sedentarismo, uma alimentação com níveis altos de açúcar, ou mesmo o isolamento. Inscreva-se num novo hobbie, faça caminhadas ou até voluntariado.
4) Prefira fazer compras em locais calmos ou opte mesmo por criar os seus próprios presentes de natal em casa, mantendo-se longe de tudo o que pode despoletar uma maior crise de ansiedade.
5) Atenção à alimentação: o seu estado emocional também é influenciado pela alimentação. Ao escolher os ingredientes e nutrientes adequados, poderá estimular a produção de serotonina, dopamina ou noradrenalina, que funcionam como tranquilizantes naturais que podem motivar a boa disposição e energia. Salmão, atum, leguminosas e frutas no geral podem fazer parte deste plano.

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