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Saltos altos sim, lesões na coluna não: saiba como entrar em 2018 sem dores nas costas
sexta-feira, 29 dezembro 2017 11:53
Dezembro é um mês de celebrações marcado por jantares de natal, festas e ainda pela tão aguardada passagem de ano. E, para as mulheres, o que é que não pode faltar no reveillon, além da taça de champagne e das passas? Os saltos altos, claro. No entanto, a coluna não agradece esta opção e Luís Teixeira, fundador da associação Spine Matters, deixa alguns conselhos para entrar em 2018 com o pé direito, e sem dores nas costas.

 

Um estudo do International Journal of Clinical Practice indica que são os tornozelos, calcanhares e gémeos os primeiros a sofrer com o uso inadequado de saltos altos, mas a lista não fica por aqui. “Este tipo de sapato pode desequilibrar a zona muscular que apoia a articulação do tornozelo, causando instabilidade, mas também perturbações da coluna vertebral”, começa por explicar o ortopedista. “De facto, os saltos altos alteram a forma de andar, uma vez que inconscientemente modificam a postura (ombros mais para trás, cabeça mais para a frente). E esta ligeira alteração, causa uma angulação diferente na coluna que tem um grande impacto nas articulações, calcanhar, tornozelos, e também nos joelhos”.

 

Adicionalmente, acrescenta o especialista, a longo prazo, esta incorreção na postura pode contribuir para lesões do foro músculo-esquelético. O médico ortopedista, especialista em patologia da coluna vertebral, adianta que não são apenas as dores nos pés que se fazem sentir: “A postura forçada pelo uso dos saltos altos, acaba por alterar a sua postura, afetando a zona do trapézio e também a região lombar”, conclui.

 

Alguns conselhos para aguentar as festas sem dores nas costas:

 

•Escolha bem o calçado: é importante que os saltos altos permitam que o pé tenha estabilidade, o que será possível com bases mais largas, evitando também eventuais quedas.
•Evite o salto excessivamente alto e opte no máximo por 3/4 cm de altura.
•Fuja dos saltos agulha: os saltos mais largos concedam mais estabilidade à passada.
•Tenha a certeza que usa o seu número de calçado para que o sapato não fique nem apertado, nem folgado.
•Os saltos altos favorecem a torção do tornozelo e, com o avançar da idade, aumenta o risco de quedas e fraturas secundárias. Além disso, a compressão pode afetar a circulação e causar dores e tensão nestas regiões. Neste contexto, respeitar o formato dos pés na escolha do calçado torna-se especialmente importante.
•Faça alongamentos da perna e dos pés diariamente, além da prática regular de exercício físico. Estes exercícios são importantes para prevenir o aparecimento de dores e inflamações.
•Descalce-se sempre que possível; sente-se, retire o calçado e apoie os pés no chão de forma a corrigir a sua postura e a diminuir a sobrecarga nas estruturas da coluna, ao mesmo tempo que alivia a pressão que o peso do corpo exerce sobre os pés.
•Limite o uso deste calçado a dois, máximo três dias por semana. E nos dias de descanso, procure reforçar as caminhadas.
•Hidrate-se: uma hidratação adequada é muito importante para prevenir caibras e para garantir que todos os músculos estão a trabalhar corretamente.

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