FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Benefícios da amamentação
quinta-feira, 08 março 2018 11:15
O momento da amamentação é único. Mãe e filho em plena harmonia. A escolha pela amamentação é uma opção que cabe única e exclusivamente à mãe. A propósito, a Médis dá a conhecer os seus benefícios que podem ser determinantes para o crescimento da criança, mas que também trazem benefícios para a mãe e para a família, uma vez que é a forma mais económica e segura de alimentar o seu bebé.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que as crianças sejam alimentadas exclusivamente por leite materno até aos seis meses de idade e, como alimento complementar, durante dois anos ou mais. A Médis explica as vantagens da amamentação e os mitos que deve deixar cair por terra.

 

O leite humano é um alimento completo que fornece tudo aquilo que o seu bebé precisa. Além de conter todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água, inclui ainda outros elementos que os leites de substituição não conseguem incorporar. O leite materno contém anticorpos que ajudam o bebé a combater vírus e bactérias.

 

Vantagens para a Saúde do bebé

 

O leite materno é o alimento mais importante que o seu filho pode tomar até aos seis meses. Entre as vantagens, relativamente aos leites de substituição temos:

 

 

- Melhora o desenvolvimento mental do bebé;

 

- É mais facilmente digerido;

 

- Fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o seu filho;

 

- Melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes;

 

- A longo prazo é importante para a prevenção da diabetes e de linfomas.

 

Vantagens para a Saúde da mãe

 

Do mesmo modo, a mãe que decide amamentar o seu bebé terá inúmeros benefícios com esta escolha. Entre eles destacam-se:

 

- O ato de amamentar queima calorias, ajudando a mulher a regressar ao seu peso normal;

 

- Ajuda o útero a regredir para a sua dimensão normal;

 

- Diminui a perda de sangue no pós-parto;

 

- É um fator que se associa a uma menor probabilidade de ter cancro da mama;

 

- A amamentação exclusiva, sobretudo durante a noite (altura mais propícia à produção de prolactina) inibe a menstruação e ajuda a proteger de anemias, mantendo as reservas de ferro estáveis.

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a OMS, desenvolveu o Manual de Aleitamento Materno que pode funcionar como um documento de informação e introdução sobre o aleitamento. Entre os assuntos aí discutidos destacam-se as vantagens, para a mãe e para a criança, do chamado regime livre. O regime livre, pressupõe o aleitamento materno sem horários rígidos, sem intervalos noturnos nem suplementos. A mãe deve dar de mamar ao seu filho quando este quiser.

 

Outro fator absolutamente determinante para o sucesso do aleitamento é a procura por um ambiente livre de stress ou ansiedade que possa prejudicar a produção de leite. Seja qual for a sua escolha, considere sempre amamentar o seu bebé. Os benefícios são inúmeros e unânimes.

 

Dias da Saude 1 1fa03

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview