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Dia Mundial da Criança: dicas e conselhos para proteger a vida do seu filho
terça-feira, 05 junho 2018 10:37

No âmbito do Dia Mundial da Criança, que se assinala a 1 de junho, a Médis não quis perder a oportunidade de ensinar sobre as idas ao médico, as vacinas, os melhores desportos para cada idade e as vantagens de ter uma alimentação saudável desde os primeiros meses de vida. Conheça alguns conselhos e dicas para que o seu filho cresça forte e saudável.

 

Idas ao médico

- A partir do momento em que saem da maternidade, os bebés começam a ser acompanhados por um médico, o que contribui para que os pais consigam tomar as melhores decisões relativamente à saúde dos seus filhos e em caso de emergência. De acordo com as necessidades de cada família, as idas ao pediatra devem seguir o calendário traçado pelo médico. As consultas são mais frequentes nos primeiros meses de vida e vão sendo mais espaçadas com o passar do tempo. No entanto, cada caso deverá ser avaliado com o médico pediatra.

- No que diz respeito às idas ao dentista, a Ordem dos Médicos Dentistas aconselha que estas sejam feitas a partir do momento em que nascem os primeiros dentes do bebé. Regra geral, a saúde oral das crianças deve, à semelhança da dos adultos, ser vigiada a cada seis meses.

 

Alimentação saudável

- Uma alimentação equilibrada e variada é a base que sustenta uma vida saudável. E, como os bons hábitos devem começar desde tenra idade, torna-se cada vez mais importante educar as crianças para uma dieta saudável. Esta educação é muito importante, uma vez que os hábitos que os mais novos adquirem na infância serão determinantes para a forma como se vão alimentar na idade adulta. O papel dos pais é dar o exemplo e dotar os filhos da capacidade de fazerem as escolhas alimentares certas.

- No caso das escolas e jardins-de-infância, a Direção-Geral da Saúde lançou um manual para uma alimentação saudável. O documento contém informação básica sobre a melhor alimentação para as crianças em idade pré-escolar, cujos principais destinatários são os educadores de infância. Este manual pretende contribuir para o aumento das boas práticas e da alimentação saudável desde o início da vida.

- Também a Associação Portuguesa dos Nutricionistas incentiva pais e educadores a contribuir para a literacia das crianças no que toca a bons hábitos alimentares. Segundo a associação, as crianças devem começar desde cedo a conhecer a roda dos alimentos, entender a importância de todas as refeições e a ter uma vida ativa. A mensagem principal é que as crianças devem comer bem desde sempre. É normal que existam algumas resistências a certos alimentos, principalmente quando são mais novos.

- Alguns legumes e vegetais têm um sabor tendencialmente amargo que, durante a evolução, se associava a toxinas. É mais fácil gostar de alimentos doces e com gordura e, consequentemente, com mais calorias. Mas por que não apresentá-los de forma criativa no prato? O truque é não desistir à primeira.

 

Desporto

Como a alimentação, a atividade física é muito importante para a saúde e deve começar desde cedo. No entanto, cada idade tem as suas especificidades a que o desporto deve corresponder.

- Primeira infância (até aos quatro anos)
A natação é o principal desporto recomendado a partir dos seis meses. Além disso, os bebés podem e devem começar a brincar e fazer outras atividades com o acompanhamento dos pais e educadores. Até aos quatro anos, a criança pode praticar desporto individuais, como o ballet ou o judo.

- Segunda infância (dos quatro aos 10 anos)
A partir dos quatro anos, é vantajoso para a criança começar a desenvolver desportos de equipa, com um caráter mais recreativo, como é o caso do futebol e do basquete. Importa não esquecer que, como tudo na vida, também para o desporto devem existir regras. Tudo o que é em excesso pode ser prejudicial. A criança deve ter tempo para brincar, estudar e descansar.

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