FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Dia Mundial da Alergia: sabia que a sua casa pode ajudá-lo a combater as alergias?
sexta-feira, 06 julho 2018 10:15
No próximo dia 8 de julho assinala-se o Dia Mundial das Alergias. Uma das principais soluções para a redução das alergias recai numa correta e regular limpeza e higienização dos diferentes espaços da sua habitação. A empresa de arquitetura e consultoria em saúde Habitat Saudável dá a conhecer algumas dicas.

 

A nossa casa deveria ser o local onde estamos seguros, mas a verdade é que nem sempre é assim. Sabia que pode estar exposto a uma quantidade significativa de alérgenos (como pó, pólen, mofo ou pelo de animais de estimação) que podem ter um impacto negativo na sua Saúde?

 

Muitas das doenças alérgicas que afetam uma parte significativa da população portuguesa, como a asma, a rinite, a alergia a ácaros ou a pólens, podem ter origem na má qualidade do ar interior que se respira nas nossas casas.

 

Uma das principais soluções para a redução das alergias recai numa correta e regular limpeza e higienização dos diferentes espaços da sua habitação. Tenha especial atenção ao evitar de acumulação de pó no interior da habitação, seguindo os seguintes passos:

 

1. Limpe o pó dos diferentes espaços da casa com panos húmidos e/ou com um aspirador com filtro HEPA (high-efficiencyparticulateair), que tem a capacidade de reter partículas/agentes alergénicos de tamanhos muito reduzidos. Dê especial enfoque à limpeza de sofás, cadeirões, mobiliário e peluches de crianças;

 

2. Limpe regularmente as janelas e persianas, optando neste caso por soluções de boa estanquicidade;

 

3. Evite, sempre que possível, alcatifas e tapetes grossos, uma vez que os mesmos são uma fonte de acumulação de pó;

 

4. Opte por paredes lisas, com materiais facilmente laváveis, e evite o papel de parede;

 

5. Livre-se de todo o tipo de objetos que já não utiliza e que acabam por ser uma fonte inevitável de pó;

 

6. Limpe a casa com materiais de origem natural e ecológica, uma vez que os tradicionais produtos de limpeza apresentam variadas substâncias químicas na sua constituição, os quais podem, por vezes, provocar variadas reações alérgicas.

 

Contudo, paralelamente à limpeza da sua casa, devem ser implementadas uma série de práticas e comportamentos quotidianos para minimizar e/ou erradicar este problema. Neste contexto, partilhamos consigo cinco dicas para que possa mais facilmente ter uma casa livre de potenciais focos de alergias:

 

1. Ventile diariamente a casa durante cinco a 10 minutos (preferencialmente cruzada), por forma a proceder à renovação do ar interior;

 

2. Para evitar a penetração de pólens no interior da casa, opte por ventilar as zonas da habitação opostas ao ar dos ventos predominantes;

 

3. Evite a existência de níveis de humidade relativa elevados (controlo, com recurso a um higrómetro digital de baixo custo);

 

4. Em ambientes húmidos e propícios ao desenvolvimento de mofo, opte por pintar as paredes com tinta de silicato;

 

5. Favoreça a iluminação natural em todas as instâncias da casa.

 

Não se esqueça de colocar em prática as nossas dicas e viva numa casa mais propicia à sua saúde e bem-estar.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview