FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Sofre de prisão de ventre? Saiba o que fazer para evitar o problema
sexta-feira, 13 julho 2018 12:09

A prisão de ventre, também conhecida como obstipação, consiste na dificuldade em evacuar sem esforço e de modo regular no mínimo três vezes por semana. Pode manifestar-se de diversas formas, nomeadamente dificuldade em defecar, evacuar fezes duras e sentir dores abdominais. Por vezes, e devido ao esforço excessivo, pode aparecer sangue nas fezes. Regra geral, é um problema que surge na sequência de alterações dos hábitos alimentares, mas também pode ser consequência de stresse ou de um estilo de vida sedentário.

 

O coordenador da Unidade de Gastrenterologia da Clínica de St.º António Bento Charrua deixa algumas dicas para resolver ou minimizar o problema.

 

1. Opte por uma alimentação saudável

Uma dieta variada, rica em fibra, ajuda a regular o trânsito intestinal. Substitua o pão branco por pão escuro e as massas refinadas por massas integrais. Vegetais de folha verde, fruta e leguminosas são recomendados, assim como as ameixas e as uvas. Mas atenção: evite peras, maçãs e bananas, que podem causar obstipação em algumas pessoas.

 

2. Beba pelo menos 1,5 L de água

Quem tem tendência para sofrer de prisão de ventre deve preocupar-se ainda mais em ingerir bastantes líquidos ao longo do dia. A água é fundamental no processo digestivo, uma vez que facilita a deslocação dos alimentos e torna os intestinos mais flexíveis.

 

3. Pratique desporto com regularidade

Os movimentos associados ao exercício físico aceleram o trânsito intestinal, contrariando a acumulação de fezes. A Direção-Geral da Saúde recomenda que os adultos saudáveis façam, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa.

 

4. Recorra a fármacos apenas em último caso

Só se deve recorrer a medicamentos quando a mudança de hábitos alimentares não surte efeito. Nesses casos devemos recorrer aos laxantes, tendo presente que alguns causam habituação e que o seu efeito irá progressivamente diminuir.

Fonte: Lusíadas

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview