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Neste verão saiba quais os melhores snacks saudáveis para levar consigo para todo o lado
segunda-feira, 27 agosto 2018 11:55
O verão é uma altura do ano que convida a realizar refeições fora de casa, quer na praia, no campo ou no jardim. Este ambiente de partilha pode e deve ser promotor de hábitos alimentares saudáveis, valorizando os alimentos da época e de produção local. Conheça algumas das propostas do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) de snacks saudáveis e que pode transportar consigo e partilhar.

 

Fruta:

Opte por fruta característica dos meses de verão (melão, melancia, cerejas, ameixas, framboesas, figos, pêssegos…);

 

Sempre que possível transporte as frutas inteiras, pois mantêm o seu valor nutricional;

 

Depois de bem lavada a fruta pode ser consumida com casca, com o consequente aumento do teor de fibra;

 

Acondicione em caixas térmicas sempre que possível.

Hortícolas:

 

Pode transportar consigo palitos de vegetais, tais como cenoura, pepino ou aipo, sendo esta uma opção crocante com baixo valor energético;

 

O tomate cherry é igualmente uma opção prática e saborosa para os dias de verão.

 

Sandes:

Relativamente ao pão, pode optar por pão escuro, dando preferência a cereais integrais ou mistura de cereais. Varie o pão, evitando o branco com adição de gorduras e/ou açúcar, como alguns tipos de pão de forma;
Opte por incluir hortícolas nas suas sandes, tais como alface, tomate, cenoura, pepino, entre outras;

 

Quanto à fonte proteica, pode incluir queijo, ovo cozido, pescado em conserva, de preferência em água (como por exemplo o atum ou a sardinha). Outras opções como pasta de grão (húmus) ou feijão são boas opções para vegetarianos;

 

As sandes devem ser sempre protegidas do calor.

Frutos oleaginosos:

 

Uma prática e saudável opção para transportar para qualquer lado;

Devido ao seu elevado valor energético devem ser consumidos em moderação, devendo ser preparadas as doses recomendadas, antes de sair de casa;

Uma dose de frutos oleaginosos corresponde a: 10 amendoins ou 7 amêndoas ou 4 metades de nozes ou 7 cajus ou 7 avelãs;

 

Leia os rótulos, preferindo sempre as naturais sem adição de sal.

 

Bebidas:

 

A água deve ser a sua bebida de eleição;

Beba água regularmente ao longo do dia, podendo adicionar fruta, especiarias como a canela ou ervas aromáticas como a hortelã para lhe dar mais sabor;

 

Mais informações disponíveis aqui.

 

Fonte: SNS

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