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Dicas
Com o regresso às aulas próximo, conheça os cuidados a ter com a coluna do seu filho
quarta-feira, 29 agosto 2018 11:22

De acordo com um estudo realizado pelo American Journal of Neuroradiology, 50% das crianças sentiram dores nas costas até aos 15 anos de idade. Luís Teixeira, ortopedista e presidente da associação Spine Matters, alerta para as causas que podem estar na origem deste problema, deixando-lhe algumas dicas.

 

“A fase escolar é marcada por transformações significativas na vida das crianças e adolescentes, a nível motor e psicossocial, pelo que é importante que os pais estejam atentos às queixas dos filhos e que intervenham na sua correção postural, a fim de criar bons hábitos preventivos. Sensibilizar a população mais jovem a promover hábitos saudáveis e educá-los para uma postura vigilante em relação à coluna é indispensável”, refere o especialista.

“Será a partir dos sete anos que o seu olhar deve estar mais atento aos pormenores e às queixas dos mais novos”, adianta.

Como afirma Luís Teixeira, “as dores nas costas nas crianças podem ser provocadas por inúmeros fatores, sendo os principais relacionados com uma má postura à secretária ou à mesa, um excesso de carga no transporte das mochilas, falta de exercícios de fortalecimento muscular da zona lombar e um aumento dos hábitos sedentários (muitas horas sentados), obesidade, assim como o excesso de tempo passado nos dispositivos móveis. Também algumas lesões ou quedas podem acabar por gerar episódios pontuais de dores na coluna.”

 

Cuidados a ter

1. Uso de tecnologias

Controle os horários de uso destes aparelhos e limita o seu uso, instituindo pausas obrigatórias. Assegure-se de que no momento da sua utilização as costas estão bem apoiadas e que o dispositivo não obriga a que tenham a cabeça inclinada. Ensine-os a movimentar o pescoço de um lado para o outro tocando nos ombros, para aliviar a tensão na região cervical.

 

2. Postura à secretária

Tente corrigir a postura junto dos seus filhos enquanto estão a desenvolver hábitos. Embora não possa controlar a mobília utilizada na escola, pode fazer algumas mudanças em casa com o uso de uma cadeira confortável com um apoio lateral (nos braços), com um ângulo reto mas não rígida, e que acompanhe as costas enquanto fazem os trabalhos de casa. Os seus pés devem também estar bem apoiados no chão, num ângulo de 90ºC.

 

3. Peso das mochilas

Procure pesar as mochilas e incentive o seu filho a organizar e planear os materiais necessários para cada dia de escola, evitando sobrecargas desnecessárias. Confirme também se a escolha é a mais adequada, se distribui o peso uniformemente, se tem as alças ajustáveis, um encosto maleável e divisórias que ajudem na distribuição do peso, não existindo oscilação. E as malas com rodinhas, ao contrário do que muitas vezes se pensa, não são a melhor solução, uma vez que sobrecarregam um lado.

 

4. Prática de exercício físico dentro e fora da escola

É recomendada a prática de desportos aquáticos pela ausência de impacto nas articulações, o que permite uma liberdade de movimento e normalidade na respiração e circulação, benéficas ao desenvolvimento da criança.

 

5. Colchão

Uma almofada adequada e ortopédica, assim como um bom colchão, são sempre fatores a ter em consideração. A relação entre a cabeça/tronco da criança é diferente da do adulto, devendo as suas almofadas por esse motivo ser mais baixas.

 

6. Stress

O excesso de trabalhos de casa ou a dificuldade em executá-los podem ser algumas das razões para a ansiedade sentida pela criança, desenvolvendo tensões musculares desproporcionais e dores nas costas. Ajude-os criando tempo livre para que possam brincar e ser crianças. Inscreva-os também em atividades desportivas, para que trabalhem diferentes grupos articulares e musculares.

 

7. Valorizar as queixas

É importante escutar sempre as queixas dos filhos e saber identificar os sinais.

 

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