Ida à escola pela primeira vez
1. Contactar a direção da escola ou do agrupamento, e a professora ou educadora, e dar conhecimento de que o seu filho tem diabetes tipo 1 e que vai necessitar da colaboração da equipa escolar para os seus cuidados e tratamento (avaliação da glicemia capilar, injeção de insulina, tratamento de hipoglicemia, contagem de hidratos de carbono).
2. Informar a escola sobre a orientação 006/2016 da Direção Geral da Saúde (DGS).
3. Contactar a enfermeira da saúde escolar e dar conhecimento de que o seu filho tem diabetes tipo 1 e vai frequentar uma escola da sua área de intervenção.
4. Informar sobre o material que a criança ou adolescente deve ter na escola (glucagen) e o que devem levar para a escola todos os dias (aparelho para avaliação da glicemia e cetonemia e tiras, caneta de insulina, agulhas, pacotes de açúcar).
5. Informar e formar o responsável pela criança ou adolescente na escola sobre tratamento de hipoglicemia e como realizar a glicemia e injeção de insulina.
Cuidados na escola
1. Pré- escolar: existe total dependência de um adulto para realizar o tratamento.
2. 1.º ciclo: pode efetuar o teste de glicemia com supervisão de um adulto, mas necessita de ajuda para o restante tratamento.
3. 2.º/3.º ciclo: necessita de supervisão de um adulto no tratamento da diabetes.
Estratégias de alimentação
1. As recomendações alimentares para as crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 baseiam-se nos princípios de alimentação saudável recomendados para todas as crianças. Assim, refeições saudáveis para todos é o ideal.
2. Os alimentos que contenham hidratos de carbono não devem ser restringidos, mas sim ingeridos nas quantidades adequadas às necessidades (variáveis ao longo do crescimento), e privilegiando os mais saudáveis.
3. O tratamento implica a administração diária de insulina às refeições principais (segundo o esquema prescrito pelo médico), cuja dose depende da glicemia antes da refeição e da quantidade de hidratos de carbono a ingerir nessas refeições.
4. Assegure a colaboração escolar para fazer a contagem de hidratos de carbono às refeições, acompanhar as crianças à hora das refeições de modo a verificar a ingestão dos alimentos e informar os pais sobre alterações da rotina escolar.
Prática de exercício físico
Sendo um dos pilares da terapêutica, o exercício físico é fundamental na vida da criança e do adolescente com diabetes tipo 1, promovendo também hábitos de vida saudável. Contudo, existem alguns cuidados a ter para evitar a hipoglicemia. A equipa de saúde deve fornecer recomendações específicas sobre: ajustes de doses de insulina antes e após o exercício, eventual necessidade de reforços alimentares e situações que impeçam a prática desportiva.
Fonte: APDP