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Cãibras: como evitar e tratar a contração rápida dos músculos
segunda-feira, 26 novembro 2018 10:17

É conhecimento do público geral que a banana evita cãibras. Mas será mesmo assim? Na realidade, são raros os estudos que relacionam o consumo deste fruto com a prevenção do aparecimento de cãibras. O que se sabe é que a ingestão de banana traz ao organismo fontes de energia imediatas, que ajudam a hidratá-lo. Contudo, também outras fontes de minerais e água são úteis em situações como esta, como as batatas, os feijões e o abacate.

 

Antes das bananas, o sal era o principal aliado para evitar cãibras. Os mineiros britânicos atribuíam ao suor a principal causa para as suas constantes contrações musculares. Para evitá-las, colocavam sal, que contém sódio, na cerveja e na água que ingeriam. Acreditavam que, assim, criavam uma mistura semelhante ao suor que perdiam. A ideia começou posteriormente a ser utilizada em diferentes casos.

 

Causas das cãibras

As cãibras ocorrem quando existe uma contração muito rápida dos músculos. Apesar de o que está na origem destes espasmos dolorosos não estar bem identificado, há fatores que a propiciam, como:

– Falta de nutrientes e minerais, como potássio, sódio, cálcio e magnésio;
– Nível de exercício físico, excesso de suor e falta de hidratação;
– Má circulação causada, por exemplo, por uma vida sedentária;
– Envelhecimento;
– Tensão alta;
– Alguma medicação (alguns diuréticos, broncodilatadores e estatinas);
– Álcool;
– Cafeína;
– Gravidez;
– Alterações de temperatura.

 

Inimigos das cãibras: minerais

– Sódio: é essencial para manter o equilíbrio da pressão arterial e com outros eletrólitos leva à contração muscular.
– Potássio: é o principal eletrólito nas células do organismo. Ajuda os músculos a trabalhar, criando impulsos elétricos. A falta deles pode levar às cãibras.
– Cálcio: é importante para a contração de músculos como o coração ou para gerar impulsos nervosos. É por isso que se está em falta no organismo pode levar à contração dos músculos e às cãibras.
– Magnésio: cerca de um terço do magnésio presente no organismo humano está nos músculos.

 

Onde encontrar os minerais para além da banana

– Batatas e abóboras: são boas fontes de potássio, cálcio ou magnésio, e até de água, mantendo também o organismo hidratado. E as batatas-doces têm seis vezes mais cálcio do que as bananas.
– Espinafres e rúcula: são verduras de folha escura e que contêm potássio, magnésio e cálcio.
– Abacate: tem 975 miligramas de potássio, duas vezes mais do que o que está numa banana ou numa batata-doce.
– Leguminosas: o feijão é rico em potássio e magnésio, sendo que uma chávena de lentilhas cozidas contém 71 miligramas de magnésio.

 

Fonte: Lusíadas

 

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