FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Saiba como proteger os ouvidos no inverno em cinco passos
sexta-feira, 11 janeiro 2019 10:52
 

Nem só os narizes ou as gargantas inflamadas devem ser as preocupações no inverno, também os ouvidos merecem atenção. Segundo a GAES - Centros Auditivos, que realizou um estudo centrado nos ouvidos, 60% dos casos de otites médias agudas manifestam-se nos meses mais frios.

 

Alexandra Marinho, audiologista da GAES explica que “este problema é caraterizado por uma inflamação no ouvido médio, afeta qualquer indivíduo, independentemente da idade. Ainda assim, crianças e idosos são os grupos mais propícios a contrair doenças durante esta época do ano, principalmente porque o seu sistema imunitário possui menor capacidade defensiva perante agressões externas como o vento, o frio ou a chuva.” Torna-se, assim, importante reforçar alguns conselhos nesta altura, para manter os ouvidos protegidos:

 

1. Limpar os ouvidos e fazê-lo corretamente: recorrer a difusores de água marinha e evitar o uso de cotonetes, uma vez que a cera acumulada junto à membrana timpânica é empurrada por estes. Depois do banho secar cuidadosamente os ouvidos com uma toalha;

 

2. Optar por uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitamina B-12 (leite e seus derivados, ovos, fígado, carnes vermelhas, aloé vera, algas ou polén), altamente benéfica para o sistema nervoso e também para os ouvidos;

 

3. Ter em atenção às otites mal curadas, que podem provocar inflamação num ou em ambos os ouvidos ao mesmo tempo. Não é grave, mas pode causar problemas de audição, que desaparecem se forem tratados adequadamente.

 

4. No caso de dor ou desconforto consultar um especialista e fazer uma avaliação auditiva. Isto deverá acontecer especialmente após se ter curado uma otite ou qualquer tipo de infeção do ouvido com o objetivo de comprovar se afetou ou não a audição e tomar o quanto antes as medidas adequadas.

 

5. No caso de estar doente, mesmo que à partida não tenha que ver com os ouvidos, estar atento. Doenças como a bronquite ou a faringite podem chegar a afetar a saúde auditiva, bem como o catarro ou uma gripe, seja porque aparecem focos infeciosos no aparelho auditivo ou porque o sistema imunitário se debilita e faz com que estejamos mais expostos.

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview