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Dormir melhor em dez passos
segunda, 18 março 2019 10:17

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), no âmbito do Dia Mundial do Sono celebrado no dia 15 de março, lembra que 46% dos portugueses com idade igual ou superior a 25 anos dormem menos de seis horas por dia, 21% dizem que demoram mais de 30 minutos para adormecer, 32% consideram ter um mau sono e 40% reportam dificuldade em manter-se acordados durante a condução e outras atividades diárias. Por isso, a SPP deixa algumas recomendações para dormir melhor e, ainda, um vídeo explicativo dos perigos dos maus hábitos do sono.

Os dados são o resultado de um questionário, realizado online pela SPP e pela Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho, respondido por 643 portugueses com idade igual ou superior a 25 anos e que são agora divulgados no âmbito do Dia Mundial do Sono.

 

Tendo em conta os resultados, a SPP divulgou um vídeo onde as médicas Susana Sousa e Sílvia Correia alertam para os riscos das noites mal dormidas e para os maus hábitos de sono repetidos ao longo da vida e deixam algumas recomedações para que os portugueses possam dormir melhor.

 

“Apesar da crescente divulgação sobre a importância do sono e das doenças relacionadas com o sono, a maioria dos portugueses mantem maus hábitos de higiene do sono e não lhe atribui a mesma importância do que a uma nutrição saudável ou a prática de exercício físico regular”, afirmam as médicas pneumologistas.

 

“A má higiene do sono afeta negativamente a qualidade de vida em termos de perda de memória, sonolência acentuada, défice de concentração, irritabilidade e alteração do humor. A sonolência associada a esta má higiene do sono aumenta o risco de acidentes de viação e de acidentes de trabalho. Se o número de horas de sono for inferior ou igual a cinco horas, o risco cardiovascular também aumenta”, acrescentam Susana Sousa e Sílvia Correia. 

 

Dez dicas para uma melhor noite de sono: 

 

1. Evitar cafeína, álcool e nicotina quatro a seis horas antes de dormir;
2. Manter a temperatura do quarto a 18/19 graus;
3. Manter o quarto escuro e livre de ruídos
4. Ter um colchão e uma almofada confortáveis;
5. Dar preferência à leitura e não utilizar tablets, telemóveis ou outros dispositivos eletrónicos antes de dormir;
6. Tomar um banho de imersão cerca de duas horas antes de ir para a cama;
7. Praticar exercício físico, mas evitar o final do dia (pelo menos três horas de intervalo antes de dormir);
8. Manter horários regulares de sono evitando variações na hora de dormir e acordar;
9. Manter a luz solar de manhã, mas evitar a exposição à luz intensa durante a noite;
10. Evitar refeições pesadas ou picantes ao jantar.

 

 

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