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Os mitos sobre os sumos de fruta
sexta-feira, 12 abril 2019 11:16
Assume-se, com alguma frequência, que os sumos de fruta não são saudáveis. No entanto, estudos recentes vêm ajudar a combater um conjunto de mitos considerados certos sobre os seus efeitos. Na realidade, um pequeno copo de sumo de laranja (150 ml) representa apenas 3% da ingestão diária de calorias - baseado numa alimentação de duas mil calorias (uma média considerada adequada para o dia alimentar de um adulto). Este copo de sumo, para além de energia, também fornece nutrientes vitais.

 

1. Deve consumir-se sumo de laranja apenas ao pequeno-almoço

Os resultados de um estudo recente revelaram que a ingestão de sumo de laranja 100% à refeição conduziu a uma ligeira redução na massa gorda média de -0.3 kg em duas semanas, enquanto que entre as refeições conduziu a um pequeno aumento na massa gorda média de um kg. Foi ainda possível concluir que a estrutura convencional de três refeições diárias acompanhadas de sumo de laranja 100% teve um impacto mais favorável no balanço energético e na massa gorda do que o consumo entre refeições.

 

2. Sumo acabado de espremer é melhor que o sumo embalado 

É um equívoco comum considerar-se que o sumo espremido na hora é mais saudável do que o sumo de fruta 100% pré-embalado e produzido industrialmente, uma vez que o sumo pré-embalado geralmente contém baixos níveis de vitaminas. Assim, muitos assumem que é nutricionalmente menos benéfico do que o sumo fresco. No entanto, estudos científicos revelam que o sumo de laranja embalado apresenta um desempenho tão bom como o sumo de laranja espremido na hora, quando se trata da absorção e metabolismo das flavanonas.

 

3. Sumos de fruta têm um alto índice glicémico 
Alguns profissionais de saúde evitam recomendar sumo de fruta aos seus utentes devido a preocupações com índice glicémico (IG). No entanto, uma publicação de 2017 do Journal of Nutritional Science, mostrou que o consumo de sumo de fruta 100 % tem um efeito neutro no controle glicémico, graças à presença de frutose, um açúcar que está naturalmente presente na fruta e nos sumos de fruta. Ao contrário da glicose, quando os alimentos e bebidas ricos em frutose são absorvidos pelo intestino, o impacto sobre a glicose no sangue é mínimo. Por este motivo, os alimentos que contêm frutose, como os sumos naturais, tendem a ter um baixo índice glicémico.

 

4. Os sumos de fruta contêm muito açúcar 

Os sumo de fruta 100% podem ser uma excelente fonte de vitaminas (incluindo as vitaminas A e C), bem como folatos, carotenóides, antioxidantes e minerais. Alguns profissionais negam estes benefícios devido aos açúcares naturalmente presentes nos sumos de fruta. Na realidade, estudos científicos têm demonstrado que os sumos de fruta 100% não têm um impacto negativo no perfil de açúcar no sangue e não aumentam o risco de diabetes tipo 2. De acordo com os estudos científicos, isto resulta do facto dos sumos de fruta 100%, como o sumo de laranja, terem um baixo índice glicémico (IG) e uma carga glicémica baixa a moderada (CG).

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