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Dicas
Dez dicas para baixar o nível de triglicéridos no sangue
sexta-feira, 26 abril 2019 11:12
A medicação não é a única solução para quem tem o nível dos triglicéridos acima do normal. Os estilo de vida são fundamentais para a mudança e para a diminuição dos valores de triglicéridos. A CUF Hospital enumera as dez principais dicas para manter os níveis dos triglicéridos dentro dos números considerados saudáveis. 

 

O que são?
Os triglicéridos são gorduras que resultam da transformação de alimentos que ingerimos, nomeadamente hidratos de carbono e gorduras, que circulam no sangue. Constituem uma reserva de energia para o nosso organismo feita a partir das calorias "a mais".

 

O que causam?
Por si só, os triglicéridos não constituem um problema, desde que os seus níveis no sangue estejam normais. No entanto, quando estes são muito elevados, aumenta o risco de doença cardiovascular, entre outros problemas, sobretudo se coexistirem níveis baixos de HDL (colesterol bom) e níveis altos de LDL (colesterol mau) ou diabetes tipo 2.

 

Quais são os valores normais?
Mesmo quando ultrapassam os valores de referência, os triglicéridos não dão sintomas. Por isso, é preciso fazer uma análise ao sangue. A American Heart Association recomenda que, a partir dos 21 anos, se faça um teste pelo menos de cinco em cinco anos.

 

Como baixar os triglicéridos?
Existem várias estratégias para diminuir os níveis de triglicéridos. Estas devem ser mais ou menos agressivas consoante os valores. Leia as dicas para reduxir os níveis de triglicéridos.

 

1. Ter cuidado com a alimentação
Seguir uma dieta saudável, diversificada e equilibrada, com cinco a seis refeições diárias, rica em fruta e legumes;

 

2. Controlar ou perder peso, se necessário
Uns quilos a menos fazem a diferença para quem quer baixar os triglicéridos. Comecar cada refeição com uma sopa de legumes, que "enche" e tem poucas calorias, ajudando a controlar o peso;
 

3. Reduzir as gorduras saturadas de origem animal

Estas estão presentes nas carnes vermelhas, por exemplo. Substituit por gorduras boas (insaturadas), presentes em alimentos de origem vegetal (como os frutos secos, o peixe e os óleos vegetais, como o azeite) Preferir carnes magras, como peru e frango;

 

4. Optar pelo peixe
Comer sardinha, salmão, atum, cavala e outros peixes ricos em ácidos gordos ómega 3;

 

5. Pôr de lado os alimentos com açúcar e farinhas refinadas
Como bolachas e biscoitos, profutos de pastelaria e refrigerantes. Trocar o açúcar pelo adoçante (idealmente à base de steve). Dimunuir a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, como pão e massa;
 

6. Aumentar o consumo de fibras

Está demonstrado que o aumento de fibras (presentes nas frutas vegetais e cereais integrais) ajuda a diminui os triglicéridos;

 

7. Consultar os rótulos no supermercado
Assim consegue aprender e evitar os ingredientes indesejáveis;

 

8. Evitar beber álcool
As bebidas alcoólicas, incluindo o vinho e a cerveja, interferem significativamente nos valores de triglicéridos;

 

9. Praticar exercício físico moderamente
Dessa forma "gasta-se" as calorias que se ingerem a mais, impedindo que se acumulem sob a forma de triglicéridos;

 

10. Falar com o médico
Discutir a necessidade de tomar medicação para reduzir os triglicéridos, tais como fármacos (como os fibratos e as estatinas) ou alguns suplementos à base de ómega 3.

 

Atenção
Os triglicéridos altos podem ser um sinal de doenças como diabetes ou hipotiroidismo, ou um efeito secundário de medicamentos que está a tomar, como imunossupressores e certos fármacos para a hipertensão. Consultar sempre o médico para despistar essas possibilidades.

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