FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Exercício físico: descubra a melhor modalidade para si
quarta-feira, 26 junho 2019 11:04

Muitas pessoas sentem medo em iniciar ou manter a atividade física após o diagnóstico de uma doença. No entanto, desde que bem aconselhado e acompanhado pelo seu médico, saiba que existem exercícios adequados a cada tipo de situação. A CUF Hospital dá-lhe algumas sugestões.

 

 

Problemas de coração
Sabe-se que o exercício físico ajuda a baixar os níveis de pressão arterial e de colesterol, tornando-se, desta forma, muito importante para quem sofre de problemas cardíacos.
O tipo e treino mais adequado nestes casos é o exercício aeróbio, onde é utilizado o coração e os pulmões durante um período de tempo mais prolongado, ajudando o corpo a utilizar o oxigénio de forma mais eficiente e melhorando a circulação sanguínea. Exercícios como andar de bicicleta, nadar ou caminhar são algumas modalidades por onde pode optar.
 
Asma
O hábito do exercício físico beneficia também as pessoas que sofrem de asma, uma vez que promove o bom funcionamento dos pulmões, equilibra o sistema imunitário, previne uma crise de asma associada a tosse ou constipação, e ajuda a perder peso, melhorando a gravidade dos sintomas asmáticos. Na hora de escolher que modalidade melhor se adequa a si, tenha em conta que:
1. Se a asma está bem controlada, não existem limitações quanto à prática de exercício físico.
2. Se a asma não está sob controlo, deve optar por exercícios aeróbios de intensidade moderada, tais como caminhar, jogar badminton ou ténis de mesa, fazer natação ou praticar ioga (com maior foco na respiração).
Para se precaver, quando fizer exercício físico, certifique-se de que tem o seu inalador à mão.
 
Doenças nas articulações
Uma boa modalidade para quem sofre de problemas articulares é a natação, uma vez que, ao permitir flutuar na água, dá suporte ao corpo durante o treino e evita o esforço excessivo nas articulações. Esta modalidade reduz a dor, mantém a força muscular e diminui a rigidez nas articulações afetadas.
 
Dores nas costas na zona lombar
A prática de exercício físico aeróbio (como caminhar, nadar ou andar de bicicleta) é uma boa opção para quem sofre de dores nesta região. Um treino aeróbio de impacto reduzido traz benefícios pois reforça a musculatura da zona, nomeadamente dos músculos que suportam a coluna vertebral.
Fazer pilates é outra alternativa, uma vez que é uma modalidade que combina alongamentos, exercícios de força e exercícios ao nível do core.
 
Diabetes
Perante um quadro clínico de diabetes, existem dois tipos de exercícios que podem ser benéficos: o exercício físico de força, que aumenta a sensibilidade do organismo à insulina e diminui os níveis de glicose (treinos com pesos no ginásio, uso de bandas elásticas ou exercícios que usam o próprio peso corporal como abdominais, lunges ou agachamentos); e exercício físico aeróbico, que ajudam o organismo a fazer um melhor uso da insulina. Correr, andar de bicicleta, andar, subir escadas ou caminhar em passo rápido são alguns exemplos deste tipo de exercício.
 
Incontinência urinária
Já ouviu falar dos exercícios de Kegel? Saiba que são bons aliados para prevenir a perda involuntária de urina, uma vez que ajudam a fortalecer os músculos do pavimento pélvico que dão suporte à bexiga. Ponha em prática os seguintes exercícios:
1. Contraia os músculos que usaria para impedir a saída de urina;
2. Mantenha a contração por dois a três segundos;
3. Descontraia e relaxe completamente os músculos;
4. Faça dez repetições, quatro a cinco vezes por dia.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview