FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Dicas
Não corra riscos desnecessários na hora de mergulhar
quarta-feira, 03 julho 2019 10:36
Sabia que os acidentes com mergulhos são a 4.ª maior causa de lesões medulares? E sabia que, em 40% a 50% dos casos, a vítima tinha consumido álcool ou drogas antes do acidente? De forma a reduzir estas estatísticas e ajudar a gerir os riscos e assegurar que as férias de verão são uma época de alegria e repouso, Luís Teixeira, médico ortopedista e presidente da Associação sem fins lucrativos “Spine Matters” partilha alguns cuidados a ter antes de mergulhar:

 

 

1. Avalie bem a profundidade e o local
Mergulhos em locais com águas pouco profundas, ou onde a visibilidade não permite apurar se há rochas, troncos, bancos de areia ou outros obstáculos para realizar um mergulho seguro são altamente perigosos. Conhecer a profundidade do local onde vai mergulhar e dar preferência a águas cuja profundidade tenha, no mínimo, o dobro da sua altura são essenciais para manter a sua segurança. Se estiver no mar, antes de mergulhar, “teste” a profundidade entrando progressivamente pelo seu pé. Tenha atenção também a locais demasiado altos, pois são igualmente perigosos.
 
2. Explorar e examinar
Mesmo que conheça o local onde vai mergulhar, a paisagem natural muda regularmente graças às correntes, às marés e a outros fatores. Deve, por isso, examinar sempre com atenção o local onde vai mergulhar antes de o fazer. Se vai para um sítio que não conhece, procure avaliar antes o local. É importante também que respeite as placas de sinalização e que mergulhe numa zona bem iluminada. Mergulhos à noite são extremamente perigosos.
 
3. Evite brincadeiras perigosas
É de evitar empurrões para dentro da água e outras acrobacias. Não mergulhe de costas ou em corrida - quanto mais impulso der, mais fundo será o mergulho. Não mergulhe de locais altos, de costas ou em corrida. Tenha também muita atenção aos mergulhos de pranchas.
 
4. Tenha atenção à posição do seu corpo antes de mergulhar
Evite mergulhar na vertical. Procure entrar na água numa posição mais oblíqua de forma a atingir menor profundidade e velocidade. Mantenha os braços esticados e as mãos à frente, em extensão, de forma a antever o que se aproxima e a proteger a cabeça e pescoço ao longo do mergulho.
 
5. Não consuma bebidas alcoólicas
Por muito que o verão traga consigo atitudes relaxadas e despreocupadas, se considera mergulhar, deve levar este conselho a sério. O seu discernimento e capacidade de avaliar as condições do mergulho, assim como a sua postura, não devem estar comprometidos nestes momentos.
 
O médico explicar ainda como reagir caso assista a um acidente de mergulho:
 
1. Chame de imediato o 112. No caso de se encontrar numa praia, chame de imediato o nadador-salvador pois terá mais competências e formação para saber reagir à situação.

 

2. Caso presencie um acidente é importante não mexer na vítima, pois sem os cuidados adequados pode haver uma lesão ainda maior. Nesse caso, certifique-se de que a pessoa está a respirar e aguarde um resgate especializado.

 

3. Coloque a vítima de barriga para cima para que possa respirar, tentando imobilizar a cabeça em linha com o tronco. Mantenha sempre a cabeça e pescoço alinhados com a coluna vertebral, numa posição estável, e não faça nenhum movimento brusco.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview